Já em clima de natal e celebrando seus 53 anos, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá realizam neste domingo (10), às 18h30, o grande “Concerto de Natal”. No palco, o Núcleo Coral UFMT traz cerca de 60 vozes, acompanhadas de banda composta por músicos convidados, e a participação do Coral do projeto sócio-cultural do município, o “Siminina”, que faz a abertura. A entrada é gratuita e no repertório o público poderá prestigiar além de músicas natalinas, as brasileiras e internacionais.
A maestra do Núcleo Coral UFMT, Dorit Kolling, conta mais sobre a apresentação. “Repertório feito com muito carinho a toda população. Teremos grandes clássicos de natal, que o público em sua maioria reconhece, como “White Christmas”, “Anoiteceu”, além de canções francesas como “Glória”, e latina como “Adeste Fidelis”.
Ela complementa que nesta noite, a plateia poderá prestigiar obras musicais que serão interpretadas em portugues, inglês, latim e alemão. “Além disso faremos uma peças do repertório sacro, como “The prayer”, que será interpretada por da Luísa Vogt Cota e André Vilani, e também a obra “Jubilate Deo”, e “Baba Yetu”, essa última uma oração do Pai nosso cantando na língua africana, que será interpretado pelo solista Romulo Aguiar”, ressaltou.
Ainda sobre o concerto, a maestra conta que a proposta nasce com intuito de mostrar as produções realizadas pelo Coral UFMT ao longo deste ano. “Ano bastante produtivo, e queremos também trazer para o palco. O concerto inicia com repertório de música brasileira, que faz parte dessa temporada de 2023, com alguns clássicos de Milton Nascimento, além de duas canções que cantam o Brasil, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Brasil”, de Cazuza. Na segunda parte apresenta músicas internacionais, seguindo para as músicas natalinas.”, disse, complementando que todos os solistas são pratas do Coral UFMT, Adonys Aguiar, Greice Vargas, Carolina Braga e Geisiane Nascimento.
Universidade, música e transformação
Para a maestra essa apresentação marca um ano produtivo para o grupo. “Esse ano o Coral ganhou fôlego, e entrou a todo vapor, pois em 2022 estávamos ainda reaprendendo a cantar em público, em virtude da Pandemia. Esse ano fizemos espetáculo bem diferenciados, como “Beatles”, e atuando na estreia mundial inédita de uma peça de teatro de Jeferson Neves, que é compositor e regente do Coro Experimental Mato Grosso, muito importante essa parceria”, destacou, falando de outras apresentações em diversos eventos, e também da felicidade de estar com este concerto no Parque das Águas, que pode alcançar mais pessoas
Ela complementou que outros grupos integrantes do Núcleo Coral UFMT, como o Coral da Terceira Idade e o Infanto, que realizaram seus concertos e apresentações, e neste mês realizam outros com foco no natal. “ Neste último sábado o Coral da 3ª Idade cantou no Abrigo Bom Jesus, e o Infanto apresentou neste domingo, na Cantata de Natal do Colégio Coração de Jesus, e no próximos dias 15 e 16, esses dois grupos se apresentam na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora da Guia”, destacou.
Na apresentação deste domingo participam os músicos da cena musical cuiabana: Jhon Stuart, que assina os arranjos instrumentais e estará no piano e teclado; Ricardo Porto, violão; Paulinho Nascimento, contrabaixo; Tarcísio Sobreira, bateria e percussão; Adonys Aguiar, percussão; Paulo Mantovani, clarinete. O Núcleo Coral UFMT integra a estrutura da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT.