A vencedora levou a cultura de Mato Grosso para o Brasil e vestiu um traje típico chamado “varanda”, feito pelas rendeiras conhecidas como Itu e Dona Tchuca, de Várzea Grande.
A cuiabana Eliana Paula, de 42 anos, foi eleita Miss Plus Size Nacional, no Rio de Janeiro, na noite desse sábado (18). Ela representou Mato Grosso no concurso, que ocorreu no Teatro Rival, na Cinelândia, no Centro do Rio, e contou com a participação de 24 mulheres de todo Brasil, divididas em três categorias.
“Estou muito orgulhosa. É uma responsabilidade de levar para todas as mulheres a serem protagonistas de suas próprias vidas”, destacou.
Para mostrar um pouco da cultura mato-grossense, Eliana vestiu um traje típico chamado “varanda”, feito pelas rendeiras conhecidas como Itu e Dona Tchuca, da comunidade Limpo Grande, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ela venceu na categoria Master, de mulheres acima de 39 anos.
A Miss contou que passou por várias dificuldades até conquistar o título, como a depressão e enfrear o sobrepeso. “Passei por várias situações e superei. O que quero levar para as mulheres é de ser livre do jeito que elas são”, destacou.
A cuiabana é formada em saúde coletiva e também tem um projeto social na capital de autodefesa da mulher.
O concurso
Essa é a oitava edição do Miss Plus Size Nacional 2023, que contou com apresentação coreográfica e desfile com roupa típica dos respectivos estados, de maiô e vestido de gala.
Este ano, o evento também realizou o lançamento do “Senhoras do Calendário 2024”, que reúne fotos de 14 senhoras vestindo peças de renda. As modelos também desfilaram com as roupas usadas no calendário, que foi distribuído para todos os presentes.