Quando escutamos a palavra longevidade, o que te faz pensar? Viver até os 100 anos? 110 anos?
Para mim como mulher, mãe e médica ginecologista, a definição é viver mais e melhor, e aqui com a visão integrativa olhando sobre todos os aspectos da definição saúde: aqui te convido a refletir como você está, a qualidade do seu sono, sua disposição e energia para as atividades rotineiras, suas emoções e humor.
“Costumo dizer que a melhor comparação é você com você mesma: como estava há 5 anos e como está hoje, está diferente? Então vamos entender exatamente o que seu organismo necessita e cuidar da sua saúde integrativa”.
O sono é um dos primeiros assuntos abordados na avaliação da saúde feminina, sendo por definição de qualidade, aquele sono que inicia espontaneamente e sem dificuldade, mantendo-se de maneira continua na madrugada e em geral com sonhos tranquilizadores. Ao acordar, a mulher está descansada e pronta para iniciar um novo dia. Quando esse ciclo não acontece existe a chance de um estado de fadiga crônica e comprometimento da saúde.
Algumas abordagens de tratamento são suplementações com magnésio, triptofano, melatonina time realese, óleos essências além da pratica de hábitos conhecidos como higiene do sono.
Outros sintomas de importância são cansaço e falta de energia para atividades rotineiras, além de mudanças e variações de humor: aqui avaliamos desde vitaminas, minerais, marcadores de inflamações sistêmicas, hormônios até mudanças de hábitos que podem estar interferindo no bem estar feminino.
Nós mulheres muitas vezes olhamos para a necessidades externas, do trabalho, filhos, família e esquecemos que, para oferecer o seu melhor, precisamos estar bem!
Te convido a transbordar, com hábitos saudáveis, prevenção e bem estar.
*BRUNA GHETTI é médica ginecologista (CRM 5755 MT)