Dono de uma inteligência incomum, o estudante maranhense Valdemiro Brito Gomes, de 14 anos, recebeu recentemente o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de ser reconhecido como prodígio no Prêmio International Star Kids Awards.
Morador do Povoado Corisco, em São Bernardo do Maranhão, o estudante do 8º ano na escola U. I. Ver. Rubenito Silva Couto no Povoado Coqueiro tem uma sede de conhecimento que vai além das aulas regulares!
“Na escola, ele é o representante das turmas do 6º ao 9º ano e gosta de participar não apenas das atividades curriculares, mas também extracurriculares. Ou seja, não apenas conhecimentos referente às disciplinas, mas de outras coisas fora da escola, como eventos científicos”, afirma a prima de Valdemiro, Gabriela Brito.
O Prêmio AEITA Sócios-Mirins é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), que valoriza jovens que brilham nas áreas de Ciências, Engenharia e Inventividade, especialmente no universo aeroespacial e tecnológico.
Após ser premiado, Valdemiro tornou-se embaixador da AEITA e em breve terá a oportunidade de explorar o polo aeroespacial de São José dos Campos, onde está localizada a sede do ITA.
Já o Prêmio International Star Kids Awards celebra jovens talentos em várias áreas, como música, dança, esportes e artes. Valdemiro foi reconhecido como prodígio pela dedicação e habilidades, consideradas ‘notáveis’.
Entre estudos e prêmios, Valdemiro ainda encontra tempo para ajudar os avós, frequentar a igreja, jogar vôlei com os amigos e ser líder do jornal da escola.
“O Valdemiro sempre foi muito interessado e estudioso. Uma pena que nós somos de baixa renda e não temos muitas condições de ajudar ele, mas tenho fé em Deus que ele vai chegar onde quer”, conta a tia, Maria Odete.
Mas as realizações de Valdemiro, esforçado e estudioso desde a infância, não param por aí, viu? 😱
Ele exibe com orgulho uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes. Além disso, é um participante ativo no programa Caça Asteroides em parceria com a IASC/NASA, um projeto que busca novos astros celestes.
Por G1; Foto de capa: Arquivo pessoal – Razões Para Acreditar