Concentração terá início às 15h45 em frente à Fundação Bradesco, de onde partirão em direção ao posto policial na estrada de Chapada dos Guimarães
Neste sábado (12.08), ciclistas e ativistas se reunirão para o “Pedal Manifestação” em Cuiabá, com o objetivo de reivindicar um trânsito seguro para os praticantes de ciclismo na cidade. A concentração terá início às 15h45 em frente à Fundação Bradesco, de onde partirão em direção ao posto policial na estrada de Chapada dos Guimarães, retornando ao ponto de partida.
O evento é aberto a qualquer ciclista, não havendo necessidade de participar de nenhum grupo de pedal. Conforme Laudemy Carvalho de Menezes, coordenador do grupo Pedal Pé Duro, a intenção é ressaltar a necessidade de medidas efetivas para proteger os ciclistas no trânsito. “Precisamos de segurança no trânsito, precisamos de ciclovias, ciclofaixas, atenção dos motoristas, da população em si. Às vezes não tem ciclofaixa nas avenidas e somos obrigados a andar no meio do trânsito. Há motoristas que não obedecem a lei que determina que a distância entre motorista e ciclista deve ser 1 metro e meio”, disse.
A manifestação ocorre após episódios que levaram a mortes no trânsito devido à imprudência de motoristas e falta de infraestrutura adequada para a prática do ciclismo no estado. Em maio deste ano, um ciclista identificado como Antônio Marcos Silva Alves, de 41 anos, morreu após ser atropelado no Centro de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. O motorista, de 20 anos, dirigia uma picape e não possui habilitação, segundo a Polícia Civil.
O evento recebe o apoio do vereador de Cuiabá, Sargento Joelson, que vê o ato como um passo inicial para conscientizar toda a classe política sobre a importância do ciclismo e da segurança viária. “Esperamos que esse ato seja o início de um trabalho não apenas meu, mas de todos os vereadores e toda a classe política de Mato Grosso para que vejam essa temática do ciclismo. Além da segurança do ciclista, está envolvido o futuro de nossa cidade, sobretudo na questão da mobilidade urbana”, ressaltou o vereador durante sessão ordinária nesta quinta-feira (10.08).
Com o Pedal Manifestação, os organizadores esperam sensibilizar as autoridades e a população em geral sobre a necessidade de promover um ambiente seguro para os ciclistas, incentivando a criação de infraestruturas adequadas e o respeito às regras de trânsito.
Da assessoria