Crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – do polo Vila Arthur – encenaram uma peça de teatro sobre a preservação do meio ambiente. O cenário e o figurino dos atores foram confeccionados a partir de produtos recicláveis.
“A ideia de montar um teatro falando sobre a preservação do meio ambiente e a importância da floresta agradou a todos que se movimentaram para a montagem da peça. As crianças aprenderam, cada uma, a sua narrativa infantil e se apresentaram de forma criativa, e o resultado não poderia ter sido melhor”, destacou a orientadora social, Renita Borges.
A orientadora disse ainda que a história representada pelas crianças, não falou apenas das matas e florestas, mas de espécies de animais que compõem os ecossistemas. “Elas tiveram que memorizar os estudos sobre o meio ambiente, demais temas, e aprenderam a lição brincando. Porque brincar também é uma forma de aprender”.
A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda disse que o teatro incentiva a leitura e que a ideia de formalizar essas experiências nos polos de atuação dos Serviços de Convivência tem sido importante para o fortalecimento de vínculos, comunitários e familiares. “Prova disso é o envolvimento das famílias que ajudam e participam também das atividades, apoiando e se emocionando com a participação dos filhos”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que Várzea Grande tem apresentado resultados positivos em vários programas e serviços sociais executados no município e voltados para todas as faixas etárias, a exemplo do programa Criança Feliz, que neste mês recebeu a visita de representantes das cidades de Barão de Melgaço, Cláudia, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Querência, Água Boa e Nova Xavantina, que vieram observar as atividades desenvolvidas junto às comunidades e famílias atendidas.
“Esses visitantes vieram a Várzea Grande para observar as ações e cuidado no desenvolvimento da criança e das suas famílias. O município desenvolve um bom trabalho e com resultados positivos. E isso muito nos orgulha porque falar que estamos fazendo um bom trabalho é uma coisa, mas saber que estamos sendo referência para outros municípios é melhor ainda”.
A secretária disse ainda que todos os grupos de serviços que compõem a pasta da Assistência Social têm contribuído para o bom desempenho das ações e programas desenvolvidos no município.
Com assessoria