Mais de meia tonelada de pimentas, distribuídas em cerca de 30 qualidades, sorvete de chocolate com pimenta e de maça com pimenta, além do tradicional prato da culinária baiana, o acarajé, são algumas das atrações do 1º Festival de Pimenta do Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto), na capital. O evento, que conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, teve início nesta sexta-feira (19), e terá continuidade até o domingo (21), com fechamento às 13h. No sábado (21), o mercado já estará aberto a partir das 6h e o Festival poderá ser visitado a partir das 9h, com fechamento às 18h.
A iniciativa tem a expectativa de comércio de cerca de R$ 100 mil só com a venda das especiarias. Para se ter uma ideia, é possível adquirir uma mudinha de pimenta por apenas R$ 5. O presidente do Mercado, Antônio Lemos Júnior, e idealizador do projeto do festival, garante a expansão da iniciativa para o calendário brasileiro. “Estamos na primeira edição e temos banquinhas com expositores de dentro do mercado mesmo, ou seja, permissionários.
Temos pimentas variadas, mudas, chocolates e outros produtos derivados. Durante o final de semana, recebemos cerca de 20 mil pessoas, mas com esse evento, esperamos dobrar esse número”, conta.
Somente nesta sexta-feira (19), primeiro dia do evento, a estimativa é de que cerca de três mil pessoas visitem o local. O presidente afirma ainda que a meta é garantir a ampliação das atividades, fomentando a economia, potencializando a agricultura familiar e também a cultura cuiabana, tão rica e que agrega muita pimenta aos pratos típicos.
“Estávamos pensando em fazer uma semana temática. O vice-prefeito José Stopa, ao lado do secretário de Agricultura, Francisco Vuolo, estiveram aqui e fizemos uma análise de eventos que acontecem no país e em território nacional. Estamos planejando fazer o maior festival de pimenta do Brasil aqui em Cuiabá”.
INVESTIMENTOS
O Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto), patrimônio gastronômico e cultural regional passa por amplo processo de ampliação projetado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de impulsionar o trade turístico e comercial na capital, ocupando assim, o ranking das cinco melhores estruturas do país. Até agora, foram investidos mais de R$ 20 milhões. As chaves do novo espaço já foram entregues, em março passados aos permissionários, como parte das atividades alusivas aos 304 anos de Cuiabá. Ainda em 2023 a estrutura será entregue para visitação da população.
Atualmente, o espaço abriga 149 associados, responsáveis pela geração direta e indireta de mais de 1.500 empregos. A média de público semanal chega a marca de 7 mil pessoas e aos finais de semana o fluxo chega a 20 mil.
“A gestão tem a premissa de entregar serviços de qualidade à população. Em breve, Cuiabá terá um novo cartão postal integrando a nossa Orla do Porto, fortalecendo o turismo, ampliando os negócios da capital, potencializando à agricultura familiar”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Com assessoria