O Polo Socioambiental Sesc Pantanal estará presente na Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT Pantanal 2023 – com uma rica programação, cheia de atrações que valorizam as cores, os saberes e os sabores pantaneiros, demonstrando a importância de conservar o bioma com todas as suas formas de vida e manifestações culturais. O Sesc Pantanal fará parte do estande do Sistema CNC-Sesc-Senac. A feira começa nesta quinta-feira (4) e segue até o domingo (7), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
“O Polo Socioambiental Sesc Pantanal é uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac e para a FIT trouxemos uma programação que integra as casas e que demonstra todo o trabalho desenvolvido em benefício do Pantanal, com conservação da natureza, das tradições e da cultura pantaneira”, explica a gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália.
Segundo ela, tudo foi pensado com muito carinho, para apresentar as unidades e os projetos do Sesc Pantanal e também trazer pessoas que atuam diariamente com o Polo junto às suas comunidades. “Convido a todos para conhecer nosso espaço. Teremos música, gastronomia, experiências sensoriais, educação ambiental e os visitantes terão a oportunidade de conhecer as belezas do Pantanal de uma forma diferente”, antecipa a gerente, que será uma das palestrantes do primeiro dia da feira (4), às 13h30, junto com Roberta Barreto, da gerência de Turismo do Sesc Brasil.
A atividade é oferecida pelo Departamento Nacional do Sesc, com o tema “Turismo Social” e será realizada no Palco 3. A abertura do estande do Sistema CNC-Sesc-Senac será às 17h, com doação de mudas nativas do Pantanal e Cerrado, das 18h às 19h, degustação de quitutes pantaneiros e apresentações culturais, às 19h, com a Orquestra Jovem Sesc Pantanal e Seo Dito Verde, pantaneiro genuíno e único morador da Reserva Natural Sesc Pantanal.
No dia 5 de maio, sexta-feira, o estande funcionará das 17h às 22h, com doação de mudas das 18h às 19h, quitutes regionais e apresentação cultural dos Cururueiros de Poconé, às 19h30. No sábado (6), a programação das atividades no estande será mais cedo, às 14h, e a doação de mudas ocorre das 15h às 16h e das 20h às 21h. Neste dia, às 19h, as atrações culturais serão Seo Dito Verde e o Mestre Alcides Ribeiro, em um bate-papo sobre a viola de cocho, com muita música e causos do Pantanal.
No domingo (7), último dia do evento, a programação do estande também será das 14h às 22h. As mudas nativas do Pantanal e Cerrado podem ser retiradas das 15h às 16h e das 20h às 21h e a imersão cultural será por conta do grupo de ceramistas Flores de Angico, da comunidade pantaneira Capão do Angico, em Poconé. Além disso, o Grupo de Siriri Raízes do Pantanal, formado por alunos da Escola Sesc Pantanal, de Poconé, se apresenta no palco principal do evento, às 16h.
A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), e do Governo do Estado de Mato Grosso, com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, e parceria do Sebrae. Também tem apoio de 12 entidades ligadas ao setor de turismo em Mato Grosso. O evento tem a finalidade de promover, divulgar e fomentar produtos turísticos do estado e conta com palestras, rodadas de negócios, oficinas, apresentações culturais e gastronômicas.
Com assessoria