O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão , é o parque nacional do Brasil mais buscado no país nos últimos 12 meses no Google, segundo um levantamento feito pela equipe de dados da plataforma. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e em terceiro o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Conforme o levantamento, o termo “parque nacional” é a segunda versão mais buscada ao lado de “parque”, atrás apenas de “parque aquático”. Distrito Federal, Piauí e Rio de Janeiro foram os estados que mais buscaram por parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses.
O estudo também mostra que “o que é parque nacional?” foi a pergunta mais buscada sobre parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses. “Parque nacional mais antigo do Brasil” é o termo com maior crescimento ao lado de parque nacional no Brasil na comparação do último ano com o período anterior.
Segundo a lei 9.985 de 2000, o parque nacional visa a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. No total, o Brasil tem 74 parques nacionais.
Parques nacionais mais buscados no Google no Brasil nos últimos 12 meses:
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
- Parque Nacional da Tijuca
- Parque Nacional da Chapada das Mesas
- Parque Nacional do Itatiaia
- Parque Nacional da Chapada Diamantina
- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
- Parque Nacional Serra da Capivara
- Parque Nacional Iguaçu
- Parque Nacional do Monte Roraima
-
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Com uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e a cerca de 250 km da capital São Luís.
Na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, as paisagens mais conhecidas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em junho de 1981, são as lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.
Atualmente, diferentemente de outros parques nacionais, não é cobrada taxa para entrar nos Lençóis. Mas existe uma série de regras: não pode consumir bebida alcoólica e nem levar animais domésticos, por exemplo. E não tem vendedor ambulante nem quiosque: é preciso levar tudo o que se vai consumir, até água.
Além disso, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade , segundo a lista da ONG World Heritage Watch (WHW). A indicação é feita pelo país que o abriga para depois ser sancionada pela Unesco.
A entrada dos Lençóis Maranhenses na lista confere um status de prioridade na conservação do sítio; com o título de patrimônio natural, o seu estado de preservação fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.
A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.
Porém, no dia 4 de março deste ano, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou que recebeu uma carta da Unesco informando que a candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título Patrimônio Natural da Humanidade atendeu a todas as exigências técnicas. De acordo com Brandão, uma comissão da entidade virá ao Maranhão fazer uma avaliação presencial do Parque.
IG Turismo *Com informações do G1 Maranhão.
Fotos Instagram/@dronelencoismaranhenses