Atividade promovida pela Smecel para crianças da rede municipal
Alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação estão tendo aulas de introdução à robótica e programação no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET-VG). A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) visa oportunizar que crianças adquiram familiaridade com ferramentas que vão ser importantes no mercado de trabalho do futuro.
“Inauguramos o NET-VG este ano e já começamos a utilizar o espaço tanto para a capacitação de nossos profissionais, quanto para estimular o aprendizado de nossas crianças. Sabemos que o mundo exige cada vez mais de seus profissionais e a oportunidade de aprender sobre diferentes tipos de tecnologia é outra forma de preparar nossos alunos para isso”, afirmou o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis.
“Esse curso vai ser oferecido para dois grupos, um de crianças do 5º ano agora e outro para crianças de 9º ano em seguida, cada um trabalhando dentro de suas capacidades. Por se tratar de um projeto piloto, selecionamos algumas unidades escolares neste momento, mas ao longo do ano vamos ofertar novas oficinas”, explicou a coordenadora do espaço, Sara Vitalino.
Além da oportunidade do espaço, a oficina foi motivada pelo interesse que os alunos da Rede Municipal demonstraram no assunto durante a feira de ciência promovida pela equipe de Educação Ambiental da Smecel em 2022. “O objetivo é a gente proporcionar essa vivência da robótica e da oficina maker para as crianças, porque nem todas elas têm acesso a este tipo de oportunidade”, completou o técnico Ricardo Luiz Rodrigues, responsável pela proposição da oficina.
Para os estudantes a oficina está sendo um sucesso. “É uma experiência que eu nunca tive antes, algo raro de se ter, é algo que eu posso usar para ser melhor no futuro, até ajudar a sociedade e eu acho isso incrível”, disse Ana Julia Lemes Silva, da EMEB Emanuel Benedito de Arruda.
Sofia Santos, da mesma escola, concorda com a colega sobre a oportunidade. “Eu não sou muito ligada nessas coisas de informática, mas estou amando essa chance e quem sabe um dia posso trabalhar com isso”.
Miguel Henrique Doi Vaz, também da EMEB Emanuel Benedito de Arruda, ainda não tinha pensado em trabalhar com programação e robótica (porque quer ser médico), mas está feliz em aprender algo novo. “Assim a gente ganha mais conhecimento sobre as coisas e aprende mais”.
Além destas oficinas de robótica, o NET-VG têm oferecido aulas de planilha google para os Técnicos Administrativos Escolares (TAEs) da rede pública, visando melhorar os processos de gestão das unidades. TAEs das unidades da zona rural e das CMEIs já passaram pelo treinamento e, em breve, as oficinas serão oferecidas para TAEs das demais EMEBs.