Dia das Mulheres: Arcos Dorados tem 63% das promoções de 2022 conquistadas por mulheres

Companhia avança com relação ao ano anterior e promove a ascensão profissional de mais de 2.700 colaboradoras

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ainda promove muitas reflexões sobre a equidade feminina no mercado de trabalho. Na Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, a valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária trabalhada pela companhia na gestão e desenvolvimento de pessoas.

Desde a criação do Somos, Comitê de Diversidade & Inclusão, a Arcos Dorados tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, uma das frentes do comitê, a companhia conta com a atuação da Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa. Com 60% do seu quadro de colaboradores no Brasil composto por mulheres, somente em 2022, de todas as promoções realizadas pela companhia, 63% foram conquistadas por elas. Já no eixo racial, as mulheres negras representam 61% do quadro feminino da Arcos Dorados, sendo que elas representaram 40% das promoções realizadas no último ano. Resultados como esses refletem o compromisso da empresa em promover não só a equidade de gênero, como também a pauta racial em seu ambiente de trabalho.

Além disso, a companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), considerando escritório e restaurantes, na contramão do mercado em que as mulheres líderes são 38%. Exemplo disto é a história de Ana Cláudia Matos Vieira Nobrega, que atualmente exerce o cargo de liderança como Gerente de Unidade de Negócios do McDonald’s em Cuiabá. No restaurante há 16 anos, Ana entrou na rede como primeiro emprego, abraçou o propósito da empresa e se desenvolveu como pessoa e profissional, conquistando até mesmo o antigo sonho de se tornar advogada.

“Ser mulher é um ato de gratidão! Porque não é simplesmente ser a mulher, mas é ser mãe, ser pai, ser dona de casa, ser a mulher que trabalha, ser a mulher de negócios, ser a que sustenta a casa, ser a que constrói uma história”, conta Ana. “Tenho muito orgulho de ser a mulher que me tornei, batalhadora, guerreira, que não desiste, que constrói tudo novamente, do zero. De olhar para mim e poder afirmar que sou verdadeiramente uma mulher, assim como muitas outras brasileiras, que vão à batalha diariamente, sem medir esforços, nem deixar angústia, tristeza ou aflição tomarem conta. Que coloca o sorriso no rosto e vai à luta”, completa.

Aos 33 anos, a Gerente de Unidade de Negócios é casada e tem outras três Anas em casa, a Ana Beatriz, de 15 anos, a Anna Eliza, 9 e Anna Luiza, de 4, além de um enteado, o Kauã, de 13 anos. Ela revela que passou por uma separação e precisou deixar tudo para trás, inclusive a casa onde morava, mas com a força de vontade e a determinação que só os grandes líderes têm, ela conquistou tudo novamente, do zero. “O McDonald’s não só me incentivou a me tornar uma pessoa qualificada, mas pagou parte dos meus estudos. Hoje eu tenho cinco formações: direito, marketing, recursos humanos, pós-graduada em trabalho e processo do trabalho. Todas essas conquistas só puderam ser realizadas por causa dos incentivos, bolsas de estudo e investimentos que a empresa me proporcionou. Me dando qualidade, oportunidade, me capacitando e permitindo que eu conseguisse conciliar o trabalho com os estudos. Este ano começo um curso de inglês”, elenca Ana.

Ela conta que o McDonald’s valoriza as mulheres da empresa em todos os sentidos, no amparo da gestante, com o programa Laços Dourados, que cuida da mãe e do bebê, abraça as mulheres que já têm filho e buscam emprego no restaurante e ainda cobre a funcionária e toda a família com plano de saúde. Com a carteirinha da OAB em mãos, ela montou seu escritório, construiu sua marca própria, tem pessoas que trabalham para ela e continua como líder no McDonald’s. “Sigo aqui até hoje e não tenho expectativa de sair, pois o investimento que a empresa faz na nossa vida é muito grande”, finaliza.

“Temos muito orgulho de reconhecer o potencial de cada colaboradora mulher que está conosco e por isso, a promoção da equidade de gênero e a valorização feminina é e continuará sendo uma de nossas pautas prioritárias. É desta forma que construímos uma cultura empresarial mais inclusiva e, consequentemente, mais forte e resiliente”, diz Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Outras iniciativas

A Arcos Dorados oferece programas de Saúde e Bem-Estar para que todas as pessoas se sintam acolhidas e seguras. Exemplo disto é o Laços Dourados, iniciativa lançada em 2017, que visa oferecer suporte às mães, sejam elas colaboradoras da companhia ou dependentes, em todo o período gestacional e melhorar a qualidade de vida delas e do recém-nascido. Já em 2021 foi criado o Passinhos Dourados, programa próprio de puericultura focado no primeiro ano de vida dos bebês. A partir do nascimento, até completar 12 meses de idade, as famílias recebem contatos periódicos da equipe do programa com diversas orientações preventivas e corretivas multidisciplinares sobre amamentação, banhos, cólicas, engasgos, coto umbilical, além de dicas sobre a importância da amamentação e do cumprimento do calendário vacinal conforme orientação dos médios e do Ministério da Saúde.

Outro exemplo é o programa McAmigo, que disponibiliza uma linha anônima para que todos os colaboradores da companhia possam consultar especialistas de diversas áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.

Para saber mais, acesse https://receitadofuturo.com.br.

Por Assessoria