Cuiabá investe na estruturação, formação continuada e material pedagógico para garantir o direito à aprendizagem

A data foi criada em 1967, com o objetivo de potencializar as discussões em torno de questões ligadas à alfabetização

Nesta quinta-feira (8), é comemorado mundialmente o Dia da Alfabetização. Em Cuiabá, profissionais da Educação falaram sobre os avanços da rede pública municipal, e os desafios para garantir o direito à aprendizagem e melhoria dos indicadores educacionais. Segundo a política municipal, Escola Cuiabana – Cultura, Tempos de Vida, Direitos de Aprendizagem e Inclusão, a alfabetização inicia e termina na infância e compreende a faixa etária de 6 e 7 anos, conforme também preconiza a legislação Nacional, Base Nacional Comum Curricular/2017, e no capítulo dedicado ao tema, a proposta é desenvolver ações capazes de superar a fragmentação e as rupturas na construção do conhecimento.

Para a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, investimento público, professores bem preparados e uma boa estruturação dos espaços físicos das unidades educacionais auxiliam no desafio de oferecer um ensino de qualidade. “Ter um dia específico para comemorar a alfabetização já revela a importância desse processo na vida escolar do estudante. Nesta fase as crianças desenvolvem habilidades leitoras e escritoras em uma perspectiva histórico-social vivenciando as diversas situações de ensino intencionalmente pensadas para o uso da tecnologia da escrita em seu contexto social, desenvolvendo autonomia para ler e escrever”, destacou.

Neste sentido, a rede pública municipal tem buscado estratégias diferenciadas para recompor as aprendizagens não consolidadas em decorrência do isolamento social imposto pela COVID-19, período em que as aulas ocorreram no formato não presencial nas unidades escolares. “O desafio da rede municipal de Educação de Cuiabá tem sido garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes, principalmente, os que se encontram em processo de alfabetização. A aprendizagem não ocorre espontaneamente, depende de vários fatores que a favoreçam, entre eles as trocas entre os próprios aprendizes e pares mais experientes, em leitura e escrita. Mesmo em um ambiente desfavorável ao que convencionalmente entendemos como sendo o espaço escolar institucionalizado, a rede municipal de educação de Cuiabá não mediu esforços para que os estudantes avançassem em suas aprendizagens, fornecendo material didático apropriado ao contexto, orientações didáticas aos professores e formação continuada tendo como foco processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou a secretária Municipal de Educação.

Com o retorno das aulas totalmente presenciais, a rede tem reunido esforços em prol do processo de alfabetização, realizado nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. “Investimentos em material didático, formação continuada dos profissionais, avaliação formativa e monitoramento da aprendizagem, são algumas ações que estão sendo realizadas. Entendemos que a avaliação tem sido essencial para o direcionamento das ações, pois permite mapear as habilidades não consolidadas e nortear ações interventivas”, salientou a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes.

Ações interventivas

No final do 1º semestre a rede promoveu uma ação interventiva com ações didáticas para atender o nível de desenvolvimento de cada estudante, oportunizando a ele avançar em sua aprendizagem. Outra ação que contribui para assegurar esse processo é o monitoramento da frequência dos estudantes, pois é a primeira condição de um bom resultado de aprendizagem. Em paralelo a rede possui Salas de Apoio à Aprendizagem, uma ação prevista na Política Educacional Escola Cuiabana, que visa apoiar os estudantes com dificuldades de aprendizagem, ampliando sua carga horária de estudo, por meio de um atendimento mais individualizado.

Os investimentos da gestão Emanuel Pinheiro na Educação, estão fazendo a diferença nesse processo. Considerando a necessidade de atualização de metodologias e ferramentas didáticas, o Município investiu na aquisição de mesas interativas, multidisciplinar, baseadas na concepção do ludo pedagogia, composta por jogos que auxiliam na consolidação de habilidades voltadas para a alfabetização e demais áreas do conhecimento, atendendo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, bem como a modalidade da educação especial.

“Em decorrência do monitoramento da aprendizagem, as escolas têm contado com documentos norteadores da organização do ensino em sala de aula, adotando uma rotina de alfabetização que otimiza o tempo e qualifica a ação didática”, completou a coordenadora de Organização Curricular, Mariluci de Souza Farias Brandão.

Todas essas ações compõem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) idealizado na Política Educacional Escola Cuiabana em que o objetivo maior é alfabetizar todos os estudantes na idade certa.

A alfabetização, destacam os profissionais da Educação, não se desvincula do letramento e requer de todos da comunidade escolar o compromisso de enfrentar esse grande desafio.

Dia Mundial da Alfabetização

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1967, com o objetivo de potencializar as discussões em torno de questões ligadas à alfabetização.

Não basta alfabetizar, mas fazer com que os jovens e adultos saibam interpretar um texto criticamente e que desenvolvam prazer com a leitura.

Assim, o Dia Mundial da Alfabetização tem uma relevância muito grande, já que não só conscientiza sobre a importância de saber ler e escrever, como também discute e propõe alternativas possíveis para que a alfabetização seja acessível a todos.

Com Prefeitura de Cuiabá