Prefeitura mantém parceria com a “Casa Lar 5” que atende crianças retiradas do convívio familiar

A Prefeitura de Cuiabá –  por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – mantém uma parceria com a Associação Resgatando...

A Prefeitura de Cuiabá –  por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – mantém uma parceria com a Associação Resgatando a Cidadania- Arquidiocese de Cuiabá com a transferência de recursos para manutenção da Casa da Criança Cuiabana 5, conhecida como “Casa Lar 5”. Atualmente, a unidade atende seis crianças.

A “Casa Lar 5” atende crianças de 06 a 18 anos que, por determinação da Justiça, foram retiradas do convívio familiar devido a maus tratos, abandono, negligência, violência doméstica ou abuso sexual. As crianças permanecem na Casa da Criança Cuiabana até que o judiciário decida sobre a reinserção delas na família original, ou pela adoção. “Até que surja o interesse pela adoção, seja num lar temporário ou num lar definitivo para a reinserção familiar cuidamos delas como se fossem nossos filhos. Como se elas morassem num lar de verdade”, explicou o coordenador da Casa Lar 5, Ivan Batista Machado.

O espaço foi todo pensado para que as crianças que ali residem se sintam o mais próximo de um ambiente familiar. Com salas amplas de descanso, jantar e de TV, quartos todos coloridos e bem organizados, banheiros adaptados, cozinha, piscina e até uma varanda muito bem arejada, apesar das atividades diárias, o sistema implantado é o mesmo de uma residência comum. “Aqui na Casa Lar as conquistas são diárias. Cada avanço ou até mesmo desafio atingido por uma criança é uma vitória para nós também. Trabalhamos sempre respeitando os limites de cada um, suas particularidades e deficiências, com atendimentos individualizados mas com a mesma proporção para todos. Aqui cada um merece uma atenção especial”, disse a Assistente Social, Norize Amorim.

“No começo, quando fui convidada a assumir essa responsabilidade em 2017, achei eu não iria conseguir. Mais a cada dia, me sinto mais realizada e privilegiada. Como todo esse apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, representado por essa parceria com a Assistência Social é fundamental. Por se tratar de uma instituição filantrópica precisamos da ajuda e envolvimento de todos”, acrescentou a Assistente Social.

Além do acompanhamento psicossocial, as crianças que moram na Casa podem receber visitas assistidas, conforme determinação judicial. Nesses casos são feitos relatórios, nos quais a Secretaria de Assistência avalia a necessidade ou não da reintegração das crianças às famílias. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, cuidadores sociais, coordenador, serviços gerais e cozinheiras.

“Nós estamos fazendo com que o município cumpra seu papel. Essa é mais uma demonstração de que a gestão Emanuel Pinheiro, tendo ao lado a primeira-dama Márcia Pinheiro, trabalha pautada na humanização, a fim de devolver e resgatar a dignidade humana”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

 

Reprodução: Prefeitura de Cuiabá