Virgínia Mendes inaugura primeiro espaço dedicado às crianças autistas na rede de Saúde

Jana Pessôa| Setasc-MT

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, inaugurou nesta quarta-feira (2) a sala Ser Inclusivo Sensorial, um espaço estruturado para atendimento e cuidado exclusivo de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro de Autista (TEA), nas dependências do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Criadac), em Cuiabá.

O espaço é o primeiro específico na rede de saúde do Estado para atendimento dos autistas e foi estruturado com recursos do Bazar Vem Ser Mais Solidário, realizado por Virginia no ano passado.

Os detalhes foram pensados do piso ao teto, pela primeira-dama Virginia Mendes, madrinha da causa autista no Estado. O local possui iluminação especial, paredes com cores claras, equipa com brinquedos lúdicos, escada com escorregador, piscina de bolinhas, iluminação especial, área de escalada e pufes, entre outros equipamentos para garantir o tratamento das crianças.

“Por amor a minha cidade natal, fizemos a primeira sala ser inclusivo sensorial do estado de Mato Grosso. Tudo foi pensado e feito com muito carinho e atenção para atender esse público tão especial. Sempre reforço que inclusão é uma das minhas prioridades e nesse caso, tudo foi muito especial: a escolha das cores, dos objetos, iluminação, entre outros detalhes, pois o autista precisa desse olhar de mais cuidado, para que ele possa ter uma adaptação mais tranquila”, destacou Virginia Mendes.

Jana Pessôa| Setasc-MT

ser sensorial

Na parte externa, as paredes dos corredores, antes brancas, ganharam pinturas de desenhos animados, com uma rica paleta de cores, assinada pelo artista plástico Rafael Jonnier.

A sala é mais uma ferramenta que será utilizada pelos profissionais de saúde do Cridac para o tratamento dos pequenos na estimulação cognitiva por meio de atividades com uso das ferramentas disponíveis.

O diretor do Cridac, Luiz Antônio Ferreira, destacou que a estrutura foi montada com os melhores equipamentos, “graças ao esforço da primeira-dama, que tem um olhar humano e agora vai conseguir garantir o desenvolvimento das crianças com autismo, oferecendo tratamento para que essas crianças possam melhor conviver em sociedade”.

Ainda de acordo com as explicações do diretor da unidade, cerca de “29% da população no Estado possui algum tipo de deficiência”, sendo que outros “10% são apenas com autismo, que se encaixam na deficiência intelectual”. Com a inauguração deste espaço, a diretoria estima uma capacidade de atendimento de até 230 crianças” por mês.

Durante o seu discurso, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que o Governo de Mato Grosso investe para garantir um excelente atendimento aos pacientes que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O que estamos entregando aqui não é uma simples sala, mas um conjunto de serviços de qualidade, uma marca registrada da gestão Mauro Mendes com atuação da nossa primeira-dama que trabalhamos com a premissa de fazer bem feito, tudo para melhorar a qualidade da nossa oferta de saúde em nossos hospitais e demais unidades. Essa sala é mais uma prova que todo nosso discurso se transforma em realidade para garantir tratamento para nossa população autista”.

Jana Pessôa| Setasc-MT

espaço autista - cridac - virginia mendes

Na solenidade de estrega, estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, a primeira suplente de Senado, Margareth Buzetti, os vereadores de Cuiabá Dilemário Alencar, Michelly Alencar, Maysa Leão e outros demais servidores do Cridac e apoiadores da causa.

Outras ações

Em 2020, atendendo aos pedidos de associações de pessoas com autismo, Virginia Mendes fortaleceu o direito deste público ao implantar e entregar a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA), destinada para crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A carteirinha, com distribuição gratuita, é uma das bandeiras da primeira-dama, Virginia Mendes, na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Essa ação foi desenvolvida para facilitar o acesso a lugares públicos e privados de forma prioritária para pessoas diagnosticadas com autismo, garantindo seus direitos.

FONTE: Jornal Estadão Mato Grosso