A avó de João Pedro de Oliveira, 19 anos, desenvolveu feridas na perna por causa da diabetes. Ela morreu há 5 anos, mas deixou no coração do neto a inspiração de criar um produto que ajude na cicatrização para pessoas que passam pelo mesmo problema.
Nascido em Crisópolis (BA) e aluno do Instituto Federal da Bahia, João criou o Cicatribio, produto que ajuda na cicatrização de feridas, causadas principalmente por leishmaniose e diabetes.
Ao conversar com amigos da sua cidade natal, João descobriu que o látex da planta do pé de mangaba era muito utilizado para o tratamento de problemas estomacais. Para isso, é necessário cortar o caule da planta para recolher a substância.
“Foi aí que formulei a hipótese: será que o látex de mangaba pode ser usado para auxiliar na cicatrização de ferimentos e ajudar a minha avó a ser curada destas enfermidades?”, explica João.
Dito e feito! Para criar seu novo produto, João usou o látex da mangabeira, árvore típica da região Nordeste. Agora, o projeto está em análise para o registro da patente pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Além disso, o adolescente também foi premiado por um edital do MEC, o ‘Empreendedor Inovador’, que irá proporcionar uma ajuda financeira de R$ 200.000 mil para a conclusão da pesquisa.
“Com este investimento podemos fazer mais análises e, assim, disponibilizar no mercado o mais rápido possível”, diz João.