Casa Silva Freire oferece atividade para crianças

A Casa de Cultura Silva Freire abre suas portas para bebês e crianças pequenas com a oficina-espetáculo “Águas do Cerrado”. Inspirada nos ciclos das águas do Cerrado, a atividade propõe uma experiência cênica onde som, luz, gesto e objetos constroem paisagens sensíveis para serem habitadas pelas crianças. A atividade integra a agenda continuada de atividades promovidas pela instituição, que também realiza visitas mediadas, lives e ações formativas ao longo do ano.

A oficina acontece dois sábados por mês, até junho, na sede da Casa Silva Freire, que fica no Centro Histórico de Cuiabá. Em fevereiro, os encontros serão realizados nos dias 21 e 28, sendo duas sessões por dia: 9h (para bebês e crianças de até 3 anos) e 10h30 (crianças de 4 a 9 anos).

A atividade é gratuita e com vagas limitadas. Para se inscrever basta acessar o formulário disponível nas redes sociais da Casa Silva Freire. O projeto é conduzido pela professora e psicóloga das infâncias Daniela Freire e pelo atorpesquisador André Ferreira.

Pensada para estimular a percepção sensorial, o movimento e a interação, a oficina a propõe uma experiência cênica onde som, luz, gesto e objetos constroem paisagens sensíveis para serem habitadas pelas crianças.

João Paulo Paes
João Paulo Paes

A experiência propõe um tempo desacelerado, no qual bebês e crianças são convidados a habitar a cena, experimentar materiais e participar como coautores da experiência artística. O formato favorece a participação ativa das crianças, respeitando seus tempos e modos de relação/criação.

Mais do que assistir, aqui bebês e crianças participam da cena, explorando o espaço, os objetos e os encontros como coautores do acontecimento artístico. As cenas se constroem a partir da brincadeira, da escuta e da presença. Tendo como eixo temático os ciclos da água no bioma Cerrado, a atividade dialogando também com as discussões sobre preservação ambiental.

O ESPAÇO

A Casa Silva Freire fica na Rua Cândido Mariano, n. 707, no Centro Histórico de Cuiabá. Abre de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h, para visitações com atividades mediadas à exposição que apresenta um recorte da vida e obra de Silva Freire e ao Centro de Documentação que abriga o Acervo Silva Freire (CPDOCSF). As visitas podem ser agendadas pelo telefone (65) 2129-6002 ou pelo e-mail agendamento@ casasilvafreire. org.br. A CSF é uma associação sem fins lucrativos apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SecelMT) e certificada como Ponto de Cultura (Minc) e Ponto de Memória (Ibram).

Serviço

“Águas do Cerrado”, oficina-espetáculo de teatro para bebês e crianças pequenas, na Casa de Cultura Silva Freire, dias 21/02 e 28/02. Informações: @casasilvafreire ou (65) 99235-4433.