Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

O Coral Municipal de Cuiabá está abrindo vagas para novos integrantes e já tem data e hora definidas para as audições, dia 20 deste mês, a partir das 14h. É a fase de seleção, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, sob a responsabilidade do maestro Carlos Taubaté, prevendo o início do trabalho nessa nova temporada de capacitação. As inscrições são gratuitas e poderão ser preenchidas na hora, na sede da Secretaria, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677, Centro (esquina com a Rua Campo Grande). Ter experiência com canto, ainda que pequena, pode ser um diferencial na audição.

Poderão participar pessoas a partir de 16 anos. Se tiver experiência em canto ou canto coral, pode ser um diferencial no processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos. Mas, se não tiver experiência e aprecia o canto coral e tem vontade de se dedicar, não perca a oportunidade.

“Muitas pessoas acreditam que cantar é só para quem ‘nasce pronto’, mas a verdade é que a música se revela no caminho, na tentativa, na escuta e na partilha. Um coral não é sobre vozes perfeitas, é sobre vozes diferentes que se encontram, aprendem juntas e criam algo maior do que cada uma conseguiria sozinha”, pontuou o maestro Carlos Taubaté.

Portanto, se você tem dúvidas sobre o seu potencial ou não sabe se leva jeito para cantar, o coral pode dar a resposta, porque é um lugar para descobrir isso.

“Em um coral não se canta sozinho, as vozes vão se ajustando e crescendo juntas. E logo se percebe que cada uma das vozes é importante, que tem espaço e tem sentido.

Permita-se aprender. Às vezes, o talento não aparece de imediato, mas desperta quando encontra a prática e a alegria”, explicou Taubaté.

O Coral Municipal de Cuiabá foi reativado no ano passado, resgatando a tradição cultural e fortalecendo a identidade cuiabana, bem como promovendo a inclusão social por meio da arte.

“O Coral Municipal reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. O objetivo é que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”. destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Trabalho permanente

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Vinte participantes do ano passado prosseguem no Coral, em continuidade ao trabalho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Rômulo Aguiar.

“O momento da audição é um dos mais importantes. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva ela será e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Lembrando que o Coral tem mais de 30 anos de história, ficou inativo por uma década e, há 12 anos, teve o trabalho retomado sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.