Cronograma para inauguração da pista do Autódromo Internacional de MT tem quatro categorias e corridas noturnas

Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car

Ao todo, serão realizadas dez corridas entre sexta-feira (14) e sábado (15); programação começa nesta quarta-feira (12)

O automobilismo brasileiro e sul-americano e as categorias promovidas pela Vicar começam, nesta quarta-feira (12.11), a desbravar um novo horizonte na sua história. A BRB Stock Car Pro Series, o TCR South America Banco BRB, o TCR Brasil Banco BRB e a Turismo Nacional já desembarcaram em Cuiabá, capital de Mato Grosso, conhecida como ‘Cidade Verde’, para a inauguração da pista localizada no novíssimo Autódromo Internacional do Mato Grosso. Além do caráter pioneiro por si só, o ‘Portal do Pantanal’ será palco de dez corridas entre sexta-feira e sábado (14 e 15.11) e vai representar o cenário de uma grande jornada noturna para as competições em meio a várias atrações para o público.

Localizado no Parque Novo Mato Grosso, construído para ser o maior centro multieventos da América Latina, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história.

O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e de Motociclismo (CBA e CBM).

Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750 metros.

Programação especial 

Será uma jornada completamente única na história das categorias que estarão na pista em Cuiabá, cidade conhecida por estar inserida em meio a três biomas bastante distintos — Pantanal, Amazônia e o cerrado — e também pelo forte calor. A maior parte das atividades será realizada no período noturno, aproveitando toda a estrutura de iluminação artificial, com 128 torres metálicas e um total de 768 refletores.

A BRB Stock Car será a primeira categoria a acelerar oficialmente em Cuiabá. A principal categoria do automobilismo brasileiro tem na sua programação um treino extra previsto para quarta-feira, 12 de novembro, com início às 19h30 (horário local, sempre uma hora a menos em relação ao horário de Brasília).

Na quinta-feira, tanto a Turismo Nacional como o TCR se unem à programação de pista e iniciam suas atividades no período da tarde e vão até à noite, quando a BRB Stock Car terá pela frente mais dois treinos livres. O cronograma se estenderá até o início da madrugada, já no começo de sexta-feira, quando a Turismo Nacional vai definir os poles das categorias A e B e o grid de largada da etapa que vai marcar a decisão do campeonato sprint.

O cronograma no Parque Novo Mato Grosso na sexta-feira começará às 16h05 com a sessão classificatória do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB pela penúltima etapa da temporada 2025. Logo depois, a partir de 17h10, a Turismo Nacional terá a honra de realizar a primeira corrida da história do novíssimo autódromo cuiabano. Serão duas provas em sequência, de 18 minutos mais uma volta, cada.

No anoitecer em Cuiabá, às 18h25 locais, será a vez de a BRB Stock Car deixar os boxes para a sessão classificatória que vai determinar o dono do décimo Troféu Pole Position Snapdragon de 2025 e o grid de largada das corridas sprint e principal da etapa. Às 19h20, será a vez de um dos momentos mais aguardados pelo público, a primeira das duas visitações aos boxes, quando o fã pode interagir com seu piloto preferido e conhecer de perto os carros que vão acelerar na capital do Mato Grosso.

Daí em diante, a programação reservará quatro corridas: a BRB Stock Car realizará a primeira prova da sua história em Cuiabá com a disputa da sprint, de 30 minutos mais uma volta, a partir de 21h10 locais (22h10 pelo horário de Brasília). A agenda terá sequência com o TCR South America/TCR Brasil para a largada da Corrida 1 da etapa mato-grossense a partir de 22h25. E a Turismo Nacional volta à pista para completar o ‘sextou’ com duas disputas em sequência: a primeira iniciando às 23h30 e a quarta com largada exatamente marcada para meia-noite.

Embalos de sábado à noite

Depois das seis corridas de sexta-feira, a ‘Cidade Verde’ volta a acelerar com as categorias Vicar no fim da tarde de sábado. A jornada recomeça com a Turismo Nacional e a quinta prova da decisão do campeonato sprint, a partir de 17h05. 50 minutos depois, a BRB Stock Car realiza um warm up, treino de aquecimento. Já o TCR South America/TCR Brasil deixará os boxes para alinhar com seus modernos carros no grid de largada para a segunda prova da sua etapa, às 18h40, com possibilidade de definir o campeão sul-americano por antecipação.

Com 60 minutos de duração, a visitação aos boxes brindará o público de Cuiabá e região com um dos momentos mais aguardados da etapa, a partir de 19h40. Será o prelúdio para a realização da corrida principal da BRB Stock Car em Cuiabá, quando astros e estrelas do automobilismo brasileiro vão partir para uma prova de 50 minutos mais uma volta com início às 21h40 locais (22h40 de Brasília). E caberá a quem abriu a programação de corridas a primazia de concluir um fim de semana histórico na pista de Cuiabá. Categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a Turismo Nacional vai realizar a sexta corrida da etapa, às 23h10, antes de coroar os campeões do campeonato sprint na temporada 2025.

A expectativa é que o evento possa reunir grande público, estimado em 25 mil espectadores, em um fim de semana que promete ser inesquecível.

Programação em Cuiabá (horário local, uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília)*
Quarta-feira, 12 de novembro
19h30 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra 1

Quinta-feira, 13 de novembro
16h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
17h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
17h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
18h40 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
19h20 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
20h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
21h20 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
22h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
23h20 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
00h10 – Turismo Nacional – Classificação Categoria A
00h40 – Turismo Nacional – Classificação Categoria B

Sexta-feira, 14 de novembro
16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
18h25 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
19h20 – Visitação aos boxes
21h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
22h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
23h30 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
00h00 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Sábado, 15 de novembro
17h05 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
18h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
19h40 – Visitação aos boxes
21h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
23h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
*sujeita a alterações