MT mira expansão global e busca consolidar posição estratégica no comércio internacional

O fortalecimento da presença de Mato Grosso no cenário global e a atração de capital estrangeiro foram temas centrais do Painel VI – Comércio Internacional e Investimentos Estrangeiros: Oportunidades para Mato Grosso, realizado durante a Expoind MT 2025, em Cuiabá. O debate reuniu especialistas e representantes de instituições públicas e privadas para discutir como o estado pode aproveitar seu momento econômico favorável e ampliar sua inserção internacional.

Mediando o encontro, Antônio Lorenzzi, coordenador de Internacionalização da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), ressaltou a importância de ampliar o valor agregado dos produtos exportados e diversificar a pauta comercial.

“Mato Grosso é hoje protagonista no comércio exterior brasileiro, mas o nosso próximo passo precisa ser a ampliação do valor agregado e da diversificação da pauta exportadora. Temos competência produtiva, inteligência e ambiente favorável para nos posicionarmos como referência internacional”, afirmou.

O especialista da ApexBrasil, Diogo Akitaya, reforçou o potencial mato-grossense nas exportações e apresentou dados que colocam o estado entre os maiores exportadores do país. Segundo ele, Mato Grosso responde por mais de 8% das exportações nacionais e possui mais de 1.200 oportunidades mapeadas para expandir sua atuação internacional.

“Temos um potencial enorme para expandir exportações em alimentos, bioenergia, madeira certificada, sementes e produtos industrializados do agro. Mas exportar hoje não significa apenas vender, significa competir nas cadeias globais de valor”, destacou.

Já o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Anderson Lombardi, apontou que o estado vive um novo ciclo econômico, voltado à industrialização e à inovação. “Mato Grosso vive um novo ciclo, no qual não queremos ser apenas um grande celeiro, queremos ser também um centro de transformação industrial, inovação e sustentabilidade”, afirmou.

Com Assessoria