
Levantamento pretende traçar perfil dos frequentadores e orientar investimentos em políticas de segurança alimentar
Cadastro busca melhorar gestão e atendimento
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá dará início, no dia 1º de outubro, a um levantamento de dados sobre o público atendido pelo Restaurante Popular. A iniciativa tem como meta identificar quem são os frequentadores diários do espaço e, assim, aprimorar os serviços oferecidos à população.
Atualmente, o restaurante serve em média 1,1 mil refeições por dia, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Cada prato custa R$ 2 ao usuário, enquanto a Prefeitura subsidia R$ 11,80 por refeição.
Procedimento simples e sem burocracia
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Hélida Vilela, o cadastramento será rápido e não afetará o acesso da população ao serviço.
“Não se trata de nenhum tipo de burocracia que vá dificultar o acesso ao restaurante. É apenas uma forma de termos informações mais detalhadas sobre quem frequenta o espaço, para podermos qualificar ainda mais o atendimento”, afirmou.
Transparência e captação de recursos
Hélida destacou ainda que o programa necessita de novos aportes financeiros. “Para que isso aconteça, seja com dotações estaduais ou nacionais, é essencial que haja dados e transparência na prestação de contas”, reforçou.
Base para políticas públicas
A expectativa da Prefeitura é de que a maioria dos frequentadores, em situação de vulnerabilidade social, faça o cadastro sem entraves. As informações coletadas terão caráter administrativo e estratégico, voltadas para o planejamento interno e o dimensionamento da demanda.
Com o levantamento, a gestão municipal busca assegurar que o Restaurante Popular mantenha seu papel de garantir alimentação de qualidade a baixo custo, promovendo dignidade e segurança alimentar à população cuiabana.
Com Secom/Cuiabá