
Nutricionista da Puravida reforça a importância de uma alimentação funcional e equilibrada para apoiar a amamentação e o pós-parto
O puerpério é um período intenso, delicado e profundamente transformador, e ainda é um período no qual a amamentação exige do corpo materno energia constante, equilíbrio emocional e reservas nutricionais adequadas. Durante o Agosto Dourado, mês da campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno, a nutricionista e Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, Carla Fiorillo, ressalta que neste período é extremamente importante prestar atenção no que as mães colocam no prato, afinal, alimentar quem alimenta é essencial.
Segundo a especialista, esse é um fator que tem influência direta na produção de leite, na recuperação do corpo após o parto e na manutenção da imunidade e disposição. Nutrientes como ômega-3, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina D e magnésio são fundamentais para a saúde materna e, indiretamente, para o bebê.
“Durante o pós-parto, a alimentação deve ser composta por alimentos naturais e densos em nutrientes, como frutas, verduras e legumes coloridos, proteínas magras como ovos, frango, peixes e leguminosas, gorduras boas como azeite, abacate e sementes, além de carboidratos complexos como arroz integral, batata-doce e aveia. Esses ingredientes ajudam a reduzir a inflamação, equilibrar hormônios e melhorar o humor, algo valioso em uma fase que sono e autocuidado são desafiadores”, explica Carla.
Ela também ressalta que a hidratação é um ponto chave, pois a produção de leite depende diretamente da ingestão adequada de água. “Bebidas funcionais e chás digestivos ou calmantes, como os de camomila e erva-doce, também podem contribuir, desde que com orientação profissional”, conta.
Além disso, a nutricionista destaca que mães vegetarianas ou com dietas específicas devem estar atentas à reposição de nutrientes críticos, como ferro, vitamina B12 e zinco. “Nesses casos os suplementos podem ser bons aliados, mas cada caso deve ser avaliado individualmente por um nutricionista ou médico”, diz, complementando que a hoje existem diversos ótimos suplementos, não só para esse público, como para todas as puérperas.
Com Assessoria