
No dia 9 de agosto, o Centro Cultural Casa Cuiabana receberá a 30ª edição da Feira de Vinil e Criatividades, com uma programação especial que inclui a pré-estreia de três curtas-metragens. Entre eles, o filme “Como Fazer um Currículo Memorável”, estreia do diretor Lucas Visan, que assina o roteiro em parceria com Geovana Rodrigues, responsável também pela pesquisa. Com início às 14h e encerramento às 22h, o evento terá a exibição do curta às 19h, com entrada gratuita/solidária: 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro.
A programação conta ainda com acessibilidade garantida: – Tradução em Libras durante as interações culturais; – Rampas e acessos adaptados no local. Com duração de aproximadamente 20 minutos, “Como Fazer um Currículo Memorável” convida o público a uma experiência íntima e reflexiva, explorando os pequenos gestos, rotinas cotidianas e memórias silenciosas que moldam a cidade de Cuiabá. Filmado em primeira pessoa, o filme adota uma linguagem subjetiva, quase subconsciente, que aproxima o espectador da jornada proposta: como escrever um legado em meio ao ordinário? A inspiração vem do documentário “How To With John Wilson” e, assim como na obra de Wilson, Visan caminha por Cuiabá para colher fragmentos do tempo e da cultura local, revelando as múltiplas respostas possíveis à pergunta central.
O filme demorou 12 meses desde sua fase de pesquisa, captação e pós-produção. Entre os assuntos abordados, destacam-se as questões trabalhistas, as desigualdades e transformações sociais, o contexto em que estamos inseridos, a maneira como as distribuições dos direitos humanos são instauradas e o modo como cada pessoa faz para enfrentar o mundo com os recursos que dispõe. Tudo isso visto através de uma lupa atenta e sensível. O projeto é uma produção de Lucas Visan e Elisa Carvalho, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, no âmbito do Edital nº 001/2024 e AUFA – Edição Lei PNAB.
SINOPSE
Enquanto percorre as ruas de Cuiabá, Lucas Visan observa a rotina dos trabalhadores e as paisagens silenciosas da cidade em busca de uma resposta à pergunta: o que é necessário para ser lembrado pela história? Em um retrato poético e contemplativo, a narrativa se constrói a partir dos detalhes esquecidos e das memórias que resistem ao tempo.
FICHA TÉCNICA
Direção: Lucas Visan Roteiro e Pesquisa: Geovana Rodrigues & Lucas Visan Produção Executiva: Raylla Borges Produção: Heidi Nogueira Assistente de Produção: Elisa Carvalho Montagem: Lucas Visan Edição e Colorização: Felipe Klein Som e Mixagem: Yuri Kopcak Editor de Som: Thiago Rocha Designer Gráfico: Felipe Klein Fotografia Still: Rudolf R. Staudigl & Heidi Nogueira Câmera – 2ª Unidade: Rudolf R. Staudigl & Jéssica Greco Legendagem: Luisa Nayara Soares Lamar Intérprete de Libras: Jane Patrícia
Com Assessoria