Nota DEZ: Diretores de escolas públicas de Cuiabá participam de formação estratégica para elevar indicadores da educação

Evento reuniu 172 gestores da rede municipal em imersão de dois dias com foco em estratégias de ensino e melhoria do Ideb

Gestores escolares participam de formação intensiva em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá concluiu, nesta sexta-feira (1º), a primeira Convenção Municipal com os diretores das 172 escolas públicas da capital. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizado no Hotel Mato Grosso Águas Quentes, na Serra de São Vicente, e se estendeu por dois dias, com início na quinta-feira (31).

Com uma programação voltada à formação dos gestores, o evento ofereceu palestras e oficinas voltadas ao aprimoramento de práticas pedagógicas, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática — áreas prioritárias no processo de alfabetização de crianças entre 4 e 10 anos.

Planejamento estratégico e foco no Ideb

Segundo o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, a convenção teve como objetivo alinhar diretrizes de gestão para fortalecer o desempenho educacional da rede. “Queremos transformar as unidades escolares em ambientes mais eficientes para a aprendizagem. A proposta é construir um marco de gestão em conjunto com os diretores, promovendo capacitação e engajamento. Nos próximos três meses, faremos uma força-tarefa para intensificar o ensino de Português e Matemática, visando melhorar nosso desempenho no Ideb”, afirmou.

Durante o encontro, os diretores participaram de duas atividades principais: a palestra “Protagonize-se. A hora é agora. Diretores que transformam o futuro”, na quinta-feira, e a oficina “Liderar para transformar: o diretor como agente da nova educação de Cuiabá”, na manhã da sexta-feira.

Segunda ação do mês foca na valorização da educação infantil

Esta foi a segunda iniciativa da Secretaria Municipal de Educação voltada à valorização da educação infantil realizada no mês de julho. No dia 22, a pasta promoveu uma imersão formativa com os coordenadores pedagógicos da rede.

Avaliação positiva dos participantes

A convenção foi amplamente elogiada pelos profissionais da educação. A diretora da EMEB Maria Dimpina Lobo Duarte, professora Fernanda Rosa Alves de Lima, destacou o ineditismo da ação. “Em 12 anos na rede, nunca vi um encontro como este. Saímos daqui com ferramentas práticas e com o sentimento de que podemos tornar a aprendizagem mais leve e eficaz”, avaliou.

Outros gestores também destacaram a importância da iniciativa:

“Foi um divisor de águas. As palestras nos mostraram caminhos para avançar na qualidade da educação.”
— Samira Canepa de Oliveira, diretora da EMEB Henrique da Silva Prado

“O evento possibilitou a troca de experiências entre os diretores, fortalecendo a conexão entre as escolas.”
— Márcio Santos, diretor da EMEB Tereza de Benguela

“Saímos daqui com novas reflexões sobre como construir uma educação mais justa. É fundamental nos mantermos em constante evolução.”
— Luzia da Silva Santos, diretora da EMEB Benedita Xavier Rodrigues

“Com mais conhecimento, os diretores podem assumir o protagonismo na gestão escolar e contribuir para o avanço de Cuiabá no Ideb.”
— Miriam Margareth Oliveira Zanca, diretora da EMEB Nossa Senhora da Penha de França

“É um marco histórico. Estávamos pleiteando esse momento com os gestores, principalmente neste ano em que teremos o SAEB.”
— Thatiane Correa, mentora da aprendizagem e ponto focal do programa Um Giro Pela Aprendizagem

 Com Secom