
Evento reuniu 172 gestores da rede municipal em imersão de dois dias com foco em estratégias de ensino e melhoria do Ideb
Gestores escolares participam de formação intensiva em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá concluiu, nesta sexta-feira (1º), a primeira Convenção Municipal com os diretores das 172 escolas públicas da capital. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizado no Hotel Mato Grosso Águas Quentes, na Serra de São Vicente, e se estendeu por dois dias, com início na quinta-feira (31).
Com uma programação voltada à formação dos gestores, o evento ofereceu palestras e oficinas voltadas ao aprimoramento de práticas pedagógicas, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática — áreas prioritárias no processo de alfabetização de crianças entre 4 e 10 anos.
Planejamento estratégico e foco no Ideb
Segundo o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, a convenção teve como objetivo alinhar diretrizes de gestão para fortalecer o desempenho educacional da rede. “Queremos transformar as unidades escolares em ambientes mais eficientes para a aprendizagem. A proposta é construir um marco de gestão em conjunto com os diretores, promovendo capacitação e engajamento. Nos próximos três meses, faremos uma força-tarefa para intensificar o ensino de Português e Matemática, visando melhorar nosso desempenho no Ideb”, afirmou.
Durante o encontro, os diretores participaram de duas atividades principais: a palestra “Protagonize-se. A hora é agora. Diretores que transformam o futuro”, na quinta-feira, e a oficina “Liderar para transformar: o diretor como agente da nova educação de Cuiabá”, na manhã da sexta-feira.
Segunda ação do mês foca na valorização da educação infantil
Esta foi a segunda iniciativa da Secretaria Municipal de Educação voltada à valorização da educação infantil realizada no mês de julho. No dia 22, a pasta promoveu uma imersão formativa com os coordenadores pedagógicos da rede.
Avaliação positiva dos participantes
A convenção foi amplamente elogiada pelos profissionais da educação. A diretora da EMEB Maria Dimpina Lobo Duarte, professora Fernanda Rosa Alves de Lima, destacou o ineditismo da ação. “Em 12 anos na rede, nunca vi um encontro como este. Saímos daqui com ferramentas práticas e com o sentimento de que podemos tornar a aprendizagem mais leve e eficaz”, avaliou.
Outros gestores também destacaram a importância da iniciativa:
“Foi um divisor de águas. As palestras nos mostraram caminhos para avançar na qualidade da educação.”
— Samira Canepa de Oliveira, diretora da EMEB Henrique da Silva Prado
“O evento possibilitou a troca de experiências entre os diretores, fortalecendo a conexão entre as escolas.”
— Márcio Santos, diretor da EMEB Tereza de Benguela
“Saímos daqui com novas reflexões sobre como construir uma educação mais justa. É fundamental nos mantermos em constante evolução.”
— Luzia da Silva Santos, diretora da EMEB Benedita Xavier Rodrigues
“Com mais conhecimento, os diretores podem assumir o protagonismo na gestão escolar e contribuir para o avanço de Cuiabá no Ideb.”
— Miriam Margareth Oliveira Zanca, diretora da EMEB Nossa Senhora da Penha de França
“É um marco histórico. Estávamos pleiteando esse momento com os gestores, principalmente neste ano em que teremos o SAEB.”
— Thatiane Correa, mentora da aprendizagem e ponto focal do programa Um Giro Pela Aprendizagem
Com Secom