Intenção de compra no Dia dos Pais cresce e deve movimentar R$ 138,9 milhões em Cuiabá

Pesquisa da CDL aponta aumento no número de consumidores e no valor médio gasto com presentes em comparação a 2024

A expectativa de vendas do comércio cuiabano para o Dia dos Pais deste ano, 10 de agosto,  é de crescimento significativo. Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), a estimativa é que o setor movimente R$ 138,9 milhões neste período, um aumento de R$ 8,9 milhões em relação ao ano passado.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da entidade, cerca de 250 mil consumidores devem ir às compras nos próximos dias. Mais da metade dos entrevistados (54,4%) afirmou que pretende comprar presentes, sendo que 50% desse grupo pretende gastar mais do que no ano anterior. O valor médio estimado por presente é de R$ 555,08, aproximadamente R$ 135 a mais que os R$ 415,18 registrados em 2024.

“A pesquisa mostra uma retomada da confiança do consumidor e a disposição em investir mais em presentes neste ano”, avalia o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.

Perfil de compra

O levantamento também traçou o perfil do consumidor cuiabano neste período. A maioria dos entrevistados (74%) pretende presentear o próprio pai. Também foram citados o marido (20%), a mãe (5,7%) e os filhos (3,3%). Para a maior parte (72%), o foco será em apenas um presente, enquanto 22,6% pretendem adquirir dois itens.

Entre os produtos mais procurados estão roupas (44,2%), perfumes e cosméticos (34,1%), calçados (14,9%), acessórios (5,7%) e eletrônicos (3,3%). Outros itens somam 9,6%, e 8,1% dos entrevistados ainda não decidiram o que vão comprar.

Segundo o superintendente da CDL, Marcelo Carrijo, o desejo da pessoa presenteada continua sendo o principal critério para a escolha do produto, mencionado por 82,7% dos consumidores. A qualidade e a marca aparecem em seguida (16,3%), seguidas pelo preço (7,2%).

Na hora de escolher onde comprar, os fatores mais relevantes são o preço e o prazo de entrega (ambos com 22,6%), além da variedade de produtos (21,6%), facilidade na hora da compra (21,1%) e a possibilidade de ver o item presencialmente (14,9%).

As lojas físicas seguem como o principal canal de compra, com preferência de 80,8% dos consumidores. As compras pela internet representam 17,3%, enquanto outros canais somam 5,7%. A forma de pagamento mais citada foi o cartão de crédito (35,6%), seguido por Pix (32,7%) e cartão de débito (15,8%). Apenas 0,5% disseram que devem usar o crediário.

Pesquisa de preços e comemoração

A pesquisa da CDL também mostra que mais da metade dos consumidores (51,9%) costuma pesquisar preços antes de comprar. A busca por ofertas costuma começar com certa antecedência: 37,3% iniciam agora, 29,1% sete dias antes da data, 20% quinze dias antes e 13,6% deixam para a véspera ou para o próprio Dia dos Pais. As lojas físicas são o local preferido para essa pesquisa (51,4%), seguidas por sites de busca (43,1%) e redes sociais (5,5%).

Na hora de comemorar, a maioria (78,7%) deve celebrar em casa. Outros 14,9% pretendem ir a restaurantes, enquanto 7,4% planejam atividades externas, como passeios, idas a chácaras ou até uma viagem à Chapada dos Guimarães.

Com Assessoria