
A mostra vem encantando os visitantes do Shopping Estação Cuiabá
Quem já passou pela exposição “Refestelar – Expressão Além das Telas”, do artista plástico Adriano Figueiredo, que está no Corredor Cultural, Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, e com um ateliê montado, no Piso L1, com obras de artistas convidados como o Mestre Alcides Ribeiro, Antônio Ferreira, Tece Arte e Rosylene Pinto, está encantado com a estrutura que reforça a cultura cuiabana. A mostra segue até o dia 30 de abril.
A mostra surgiu da antiga parceria entre Adriano e o shopping, para homenagear os 306 anos de Cuiabá. Mais do que uma mostra, Refestelar é um convite a revisitar os símbolos e memórias da cidade por meio da arte em uma experiência que conecta arte e afeto, exaltando o que a torna única.
Para a jornalista e editora Maria Teresa Carracedo, que visitou o local, o ateliê é amplo, muito bem estruturado e permite ao artista a montagem de uma belíssima exposição de sua arte e a de outros artistas e artesãos com peças e obras importantes para as artes e a cultura mato-grossense. “O Adriano foi ousado e realizou muito bem esse empreendimento, o que demonstra a capacidade de alguns artistas para o empreendedorismo, também. Parabéns a todos que se atreveram a pensar e a fazer diferente”, avalia.
Na galeria, Adriano e os artistas convidados: Mestre Alcides, do Museu da Viola de Cocho, a Tece Arte, redeiras de Limpo Grande, Seu Antônio, com algumas casinhas cuiabanas, fazem ativações como pintura, tecendo e criando ao vivo, deixando a mostra ainda mais dinâmica. Quem se apresenta neste sábado (26) é a artista plástica Rosylene Pinto, com a performance “Mãos de Barro”, a partir das 15h.
De acordo com Figueiredo, Refestelar é uma palavra que faz parte do linguajar cuiabano, que significa deleitar-se, algo prazeroso, sentir satisfeito e feliz. “É algo que o cuiabano tem no seu imaginário e faz todo o sentido neste momento de retribuição e celebração por tudo que Cuiabá faz pela gente”, destaca. Ele acrescenta que a parceria antiga com o shopping surgiu depois da exposição para celebrar os 300 anos da capital mato-grossense e que a partir daí, ficou em comum a vontade de celebrar Cuiabá.
“Essa exposição foi cuidadosamente pensada para manifestar a essência da cultura cuiabana e celebrar o aniversário da cidade de forma especial. O feedback das pessoas que estão visitando o local nos anima a continuar exaltando a nossa Cuiabá”, destaca o gerente de marketing do shopping, Deucimar Serra.
Na loja montada no shopping, os visitantes podem encontrar camisas, canecas, ecobags, réplicas de violas de cocho, filtros pintados à mão, e diversos produtos. Ou seja, tudo bem completo, num momento especial.
A exposição está aberta no horário de funcionamento do shopping. Já o ateliê funciona de segunda a sábado, das 12h às 21h, e aos domingos, das 12h às 20h.