
Entrada é limitada a 400 pessoas; aula magna será na Escola Estadual André Avelino, a partir das 13 horas
A Aula inaugural do curso técnico em instrumento musical acontece neste sábado (22), em Cuiabá, na Escola Estadual André Avelino (bairro CPA I), a partir das 13h30. A entrada é gratuita, mas limitada a 400 pessoas. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Participam da aula inaugural o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o deputado estadual Diego Guimarães, representantes das escolas onde o curso será ofertado, e o maestro Fabrício Carvalho, que irá ministrar a aula magna “Música e formação técnica: diálogos sobre para um novo e dinâmico mercado de trabalho”.
O curso técnico em instrumento musical é uma parceria da Seciteci e Fundação Educamais, com apoio da Unidade de Educação de Cuiabá (Unec) e Assembleia Legislativa.
O curso visa formar profissionais qualificados para atender a demanda do campo musical local com competência, criatividade e inovação, capacitando os técnicos para as diversas dimensões do fazer artístico e cultural de Mato Grosso.
Composta por 18 turmas, a capacitação será semipresencial com atividades online e aulas práticas/performances com instrumentos, aos sábados.
Eram previstas 560 vagas para o curso. Devido a alta demanda, no entanto, o número foi aumentado para 655 estudantes distribuídos por Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães e Poconé.
Segundo a diretora pedagógica da Fundação Educamais, Elaine Aparecida, o curso surge na perspectiva da formação humanística e na preparação dos alunos para o mundo do trabalho.
“A música atua na formação da sociedade e dos indivíduos, criando um processo de influência cíclica. Essa integração vai possibilitar a criação de aprendizagens, enriquecimento cultural, formação crítica pelo contato entre diferentes culturas, trazendo impactos positivos para a vida dos alunos”, explica Elaine.
O curso possui carga horária de 1.200 horas. O encerramento está previsto para 12 de dezembro deste ano. As inscrições foram realizadas por meio da internet e presencialmente.
Fonte: SECITEC MT