Palhaço à espera do último espetáculo estrela peça gratuita em Campo Grande

Ingresso será um quilo de alimento não perecível, fraldas geriátricas ou material de higiene ou limpeza

O fim de semana em Campo Grande tem programação imperdível para quem ama o teatro. Ponto de Partida, primeira peça da companhia Circo do Mato em 2025, conta a história de um palhaço na expectativa do último espetáculo de sua carreira.

O trabalho estará em cartaz nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, e o ingresso será um quilo de alimento não perecível, fraldas geriátricas ou material de higiene ou limpeza, que serão revertidos para instituições sociais.

Em Ponto de Partida, o público acompanha a história de um palhaço já idoso, vindo de família tradicional de circo, que está esperando uma carona de um contratante para sua última apresentação, que não chega a acontecer. Entre risos nostálgicos e momentos de fragilidade, o palhaço protagonista reflete a condição humana.

A obra é dirigida por João Lima, com texto de Breno Moroni e atuação do artista Mauro Guimarães. Mesmo morando em Salvador, o diretor decidiu enfrentar os limites geográficos em nome da arte. Depois da capital, o espetáculo segue para a capital baiana.

“Este é o meu quinto espetáculo com direção um tanto remota e será a minha segunda vinda a Campo Grande. Na primeira, criamos o esqueleto da peça e, agora, cheguei para a limpeza das cenas e, claro, a estreia.”

João Lima, diretor de Ponto de Partida.

A peça é o primeiro solo da Cia Circo do Mato e também do ator Mauro Guimarães, um dos mais experientes atores de Mato Grosso do Sul.

Design sem nome 34
Mauro em processo de montagem do primeiro solo dele e do Circo do Mato. (Foto: Larissa Pulchério)

“Meu primeiro solo, apesar de décadas de profissão, é muita responsabilidade. Outra questão é que o meu palhaço não fala, é característico dele, e nesta roupagem temos o texto. Então, é algo novo e desafiador, porque, diferente de um trabalho exclusivamente de teatro, em que a personagem é construída, na linguagem do circo não. Você traz o seu palhaço, que é a sua persona circense. Você pode moldá-la, mas continua sendo o mesmo palhaço, só que em outro contexto.”

Mauro Guimarães, ator e protagonista da peça.

Em Salvador, Ponto de Partida será exibida entre os dias 23 e 26 de janeiro.

Não perca!

Estreia do espetáculo Ponto de Partida da Cia Circo do Mato
Local: Sede Circo do Mato, Rua Tonico de Carvalho, 263 – Bairro Amambaí – Campo Grande
Data e hora: às 20h, dias 17, 18 e 19 de janeiro