Izabela Sefrin*
Início de ano e muitos tiram um tempo para fazer a retrospectiva do ano que passou e desenhar as novas metas. Ou redesenhar aquelas que não foram alcançadas no ano anterior. Pois bem, pensando nesse exercício de reflexão convido-os a avaliarem alguns pontos importantes para não repetir atitudes que não deram muito certo ou não que não foram executadas por falta de tempo, em 2024.
Devido ao rápido acesso às informações, fazer mais com menos, querer ser onipresente e tudo que envolve a tecnologia nos vemos em uma “corrida” diária e numa velocidade gigantesca e estressante de querer dar conta de tudo, controlar tudo à nossa volta. E sabemos, não temos controle de tudo! Porém, queremos ter. Essa busca avassaladora da perfeição, de equilibrar todos os pratos nos traz algumas consequências muitas vezes imperceptíveis inicialmente, mas a longo prazo o peso se torna insuportável.
Para deixar nosso dia a dia mais leve precisamos PARAR! Independente da área de atuação ou segmento de sua empresa.
Como assim parar???
É necessário planejar e organizar seu dia, sua semana, seu mês e seu ano. Assim, será possível programar momentos de pausa para recarregar as energias e trazer mais leveza a sua rotina. Não estou dizendo que será menos produtivo. Pelo contrário, com a gestão do seu tempo você se tornará mais produtivo.
E quando falamos em gestão do tempo é preciso sermos protagonistas da nossa vida. Ser responsável pela rotina, pelas conquistas e desafios, e isso só é possível com muita disciplina.
Seguem algumas dicas importantes para exercitar e refletir:
1. Fortaleça seus pensamentos diários na vibração da positividade e otimismo. O pensar é governado por modelos mentais estabelecidos e o fazer por hábitos preexistentes de ação.
2. Ao gerir seu tempo terá uma presença de qualidade em tudo que faz, esteja plenamente consciente e atento no momento atual.
3. Faça uma agenda diária dividindo-a em partes com ações circunstanciais, importantes e urgentes. Entenda as urgentes como prioridade que não podem ir para o dia seguinte.
4. Planeje seus objetivos e metas para sua semana, mês e ano. Entenda quais ações fazem parte de cada objetivo para que tenha clareza o que é preciso fazer para alcançá-los. Isto tanto na área profissional como pessoal. Não esqueça dos momentos de recarga de energia (exercícios, contemplação da natureza, amigos, família, viagens). Sem ação, sem resultado.
5. Mude hábitos para evitar a procrastinação. O sucesso é o resultado de hábitos diários – não transformações únicas na vida. Se colocar 1% em prática de novos hábitos diariamente, a médio e longo prazo terá um aumento significativo em todas as ações e estará mais próximo do seu objetivo.
6. Entenda e celebre as pequenas conquistas em prol do seu objetivo. Caso contrário ficará muito distante o alcance e gerará frustração.
7. Tire um momento do seu dia para se autoavaliar. Verifique se está realizando o que foi planejado e quais ajustes precisam ser feitos. A agenda não é engessada.
8. Entenda que o trabalho é um jogo infinito. Quanto mais executamos mais coisas aparecerão. Afinal, esse é o motivo de termos um emprego e sermos remunerados por isso. Porém, é necessário colocar limites de horário para que possa ter uma vida familiar e buscar seu bem-estar. É uma equação simples: você com saúde e disposição é igual a maior produtividade e resultados.
9. Pratique a auto responsabilização. Somos responsáveis por nossos atos e escolhas. Importante sermos coerentes e disciplinados, não transferir essa responsabilidade.
10. Esteja em constante aprendizado realizando leitura, pesquisas e conversas produtivas, somos aprendizes contínuos.
Essas são algumas dicas importantes para colocar em prática diariamente, assim, ampliará sua disciplina, planejamento, organização e autopercepção. Não se compare a ninguém, a não ser com você mesmo de ontem. Tenha pessoas referências para se espelhar, você é único.
Que 2025 seja muito mais produtivo e leve para todos nós!
*IZABELA SEFRIN é Mentora de Gestão e Liderança, Coach e Diretora Executiva na Somoos – Desenvolvimento Humano e Estratégico