Capacitação focada em mulheres tem papel importante na sociedade atual

Para a advogada e empresária Andressa Gnann, fundadora da Escola de Leoas, é preciso que existam cada vez mais projetos que incentivem o desenvolvimento da mulher em todas as suas áreas

Diferenças salariais e desigualdades contratuais, além de maior probabilidade de sofrerem em relacionamentos abusivos são alguns dos desafios que as mulheres precisam enfrentar nos dias atuais.

A remuneração das mulheres é, em média, 79% menor que a dos homens e, no Brasil, a participação de mulheres em cargos de liderança é de apenas 39%, segundo o IBGE. Além disso, de acordo com a ONU Mulheres, três a cada cinco mulheres já sofreram, sofrem ou sofrerão violência de algum tipo em um relacionamento afetivo.

Por conta de um cenário em que ser do sexo feminino pode significar menos oportunidades e mais riscos, se torna cada vez mais importante a criação de projetos focados na capacitação e educação deste público em todas as esferas do conhecimento.

Para a advogada e empresária Andressa Gnann, fundadora da Escola de Leoas, uma iniciativa voltada a instruir, inspirar e empoderar o público feminino, quando uma mulher recebe capacitação, ela pode se tornar dona das próprias escolhas. “Capacitar e educar pode ajudar, inclusive, a combater a violência contra as mulheres, já que muitas não se julgam capazes de sair de relacionamentos abusivos ou buscar oportunidades melhores por medo e falta de conhecimento”, afirma.

Segundo Andressa, a Escola de Leoas foi criada com a missão de empoderar mulheres, oferecendo as ferramentas necessárias para que elas alcancem uma vida plena e repleta de realizações. “A mulher precisa se desenvolver em todas as áreas da vida, seja no âmbito profissional, por meio de gerenciamento de tempo, empreendedorismo, intraempreendedorismo e cursos de qualificação e capacitação, ou no âmbito pessoal, aprendendo sobre autoconhecimento, autocuidado, visagismo e até mesmo automaquiagem”, avalia.

A especialista ressalta que demais áreas, como finanças, também são importantes. “O curso mais recente que oferecemos tem, por exemplo, o objetivo de estimular o uso consciente de cada compra para transformá-la em milhas aéreas ou até mesmo em renda extra. Ele se chama “Leoas pelo Mundo – Realizando Sonhos com Milhas”, e é muito importante, pois mostra que as mulheres podem realizar alguns sonhos fazendo compras com técnicas inteligentes”, conta.

Andressa enfatiza que a Escola de Leoas é para todas as mulheres que aspiram a uma vida plena, equilibrada e próspera, independentemente de classe social ou formação educacional. “O que queremos é levar conhecimento para todas as esferas da vida, incluindo trabalho, família, saúde, aspectos mentais e emocionais, entre outros. Acreditamos que projetos voltados exclusivamente ao público feminino é uma missão que ajudará a transformar a vida de milhares de mulheres.”, afirma.

A advogada afirma que, após atender milhares de mulheres, identificou que todas as que viviam relacionamentos abusivos tinham dependência financeira ou emocional, e reforça: “Entendi que apenas as soluções jurídicas não resolviam os problemas das mulheres, pois após o divórcio elas precisavam empreender ou se recolocar no mercado. Grande parte também necessitava de autoconhecimento, quebra de crenças e terapias e, diante disso, a Escola de Leoas chegou com o objetivo de oferecer apoio para essas mulheres, para que encontrem o conhecimento que precisam para reconstruir e recomeçar, focando em uma vida plena, equilibrada, próspera e feliz. Além disso, a Escola de Leoas aspira cada vez mais a sororidade feminina”, finaliza.