Setores de comércio e beleza lideram contratações de fim de ano

As festas de fim de ano podem ser a oportunidade ideal para quem está tentando se recolocar no mercado. As vagas de trabalho temporário, principalmente no comércio e no setor de serviços, lideram as contratações devido ao aumento da demanda impulsionada pela Black Friday e Natal . No Brasil, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que 450 mil vagas temporárias sejam criadas no último trimestre de 2024, no setor da indústria, serviço e comércio.

No entanto, para conseguir oportunidades melhores e se destacar, quem tem especialização ou está fazendo algum tipo de curso profissionalizante, tem mais chances de ser efetivado, principalmente no setor da beleza.

“O segmento teve um crescimento significativo no ano de 2024, então os cursos de barbeiro, cabeleireiro profissional, extensão de cílios, manicure e pedicure, maquiagem e design de sobrancelhas são cursos de rápida e que além de empregar, possibilitam também que essas pessoas empreendem”, diz Eleandro da Costa, CEO e sócio da Jumper! Profissões e Idiomas.

Além dessa área, investir em um curso de vendas, marketing e propaganda também pode ser interessante para quem gosta e trabalha com o comércio: “Natal e Ano Novo são épocas de grande movimentação comercial, e as empresas precisam de vendedores para atender a demanda. Estudar mídias sociais também pode ser um bom caminho para quem está procurando uma oportunidade, já que é um curso de curta duração e rápida empregabilidade, seja para trabalhar para alguém ou por conta própria”, diz o CEO da Jumper! Profissões e Idiomas.

Estudar a área de mecânica automotiva ou de motos também pode ser interessante, pois a busca de profissionais especializados é alta e com as viagens de fim de ano, a demanda por serviços de mecânica também aumentam.

Para quem não tem experiência na área em que busca uma vaga temporária e decidiu iniciar um curso, Eleandro explica que mesmo que esteja em andamento, só pelo fato da pessoa estar estudando a área e ter essa informação no currículo, pode fazer a diferença para os recrutadores.

“Mantenha seu currículo atualizado, inclua os cursos que você fez e está fazendo, destacando sempre as habilidades que você aprendeu durante a formação. Fale com as pessoas que você está procurando emprego, isso é importante porque também podem te indicar. Além disso, busque vagas em sites, rádios e redes sociais. Quando for chamado para a entrevista, prepare-se, pesquise sobre a empresa, tenha uma boa oratória e demonstre autoridade sobre os cursos que você fez e a área que está estudando”, ensina.

Além de se especializar na profissão que deseja atuar, estar em contato com os professores do curso e profissionais que atuam no mercado, faz a diferença na hora de conseguir a tão sonhada vaga de fim de ano. “Temos vários casos de alunos que conseguiram emprego antes mesmo de finalizar o curso, principalmente nas áreas industrial, de beleza, administrativa e de negócios. Muitas vezes, a própria instituição faz a ponte entre a empresa e o profissional”, pontua o CEO da Jumper! Profissões e Idiomas.

Por assessoria