Hospital Femina reforça a importância da saúde mental de crianças e adolescentes

Diagnósticos precoces e tratamentos adequados são importantes como forma de prevenção

A campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção ao suicídio, reforça a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Embora o tema seja geralmente associado à fase adulta, o número de casos em crianças e adolescentes vem aumentando. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais e busquem orientação especializada o mais rápido possível.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 10% e 20% de crianças e adolescentes no mundo sofrem de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, os mais comuns. Esses grupos estão entre os mais vulneráveis ao risco de automutilações e tentativas de suicídio, sendo fundamental estar atento aos sinais de alerta.

Entre os sintomas mais evidentes estão mudanças bruscas de comportamento, isolamento, queda no rendimento escolar e apatia. Gatilhos emocionais, como bullying, pressão social e conflitos familiares, podem desencadear ou agravar esses problemas.

O Hospital e Maternidade Femina, referência em saúde em Cuiabá, destaca que, durante o mês de prevenção ao suicídio, é essencial ampliar a atenção aos sinais de doenças mentais. A instituição ressalta a importância de diagnósticos precoces e tratamentos adequados como forma de prevenção.

É muito importante a parceria entre pais, familiares e profissionais da saúde, pois um olhar atento e acolhedor em relação aos sinais que podem surgir em crianças e adolescentes é essencial para promover a saúde e o bem-estar. Todos juntos em torno do assunto é possível identificar e atender às necessidades das crianças e adolescentes de forma mais eficaz.

A prevenção ao suicídio é uma responsabilidade coletiva, que começa pela escuta atenta e pela oferta de apoio. O Setembro Amarelo se consolida como um período de reflexão, mobilização e, sobretudo, de ação em prol de uma sociedade mais atenta e consciente sobre a importância da saúde mental.

No Brasil, a população também conta com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuito e confidencial, disponível 24 horas por dia, pelo telefone 188.

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há 45 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e Pronto Atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Foto: Divulgação
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL FEMINA
Lumil Comunicação

Luciane Mildenberger – (65) 99971-1825