Além da visitação às exposições em cartaz, a programação do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abrange atividades inclusivas direcionadas a idosos e a pessoas com deficiência.
A principal exposição permanente do Museu apresenta o acervo remanescente da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, e das Igrejas Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Rosário e da Capela de São Benedito.
Outro espaço é a sala do Santo Papa João Paulo II que contém, além de fotos que registram momentos importantes de sua vida, a vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante sua visita a Cuiabá, em 1991.
Há ainda o ambiente com mobiliários, pinturas, vestuário e objetos que pertenceram a Dom Aquino Corrêa, que fez do Seminário Nossa Senhora da Conceição sua residência. Datados do século XIX e XX, o espaço possui fotografias, documentos e publicações que trazem momentos históricos e solenes de Dom Aquino.
Também estão em cartaz as exposições de arte popular com obras do mestre ceramista Seo Clínio Moura e a do Museu de Arte Sacra 3D, que contém réplicas dos principais acervos do museu acessíveis ao toque e com audiodescrição.
Além disso, a visita ao Museu possibilita uma imersão na história e arquitetura do Seminário Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá.
Atividades de inclusão
Na terça (24), a agenda envolveu a Associação dos Cegos de Mato Grosso, com sessão de cinema e oficina de modelagem de argila para deficientes visuais. E nesta quarta (25), pessoas idosas puderam participar da oficina de pintura em telhas.
A programação contou ainda com o lançamento do livro “A surdez e a libras no cenário investigativo-científico, que ocorreu na noite de terça (24).
O Museu de Arte Sacra
O MAS-MT é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e está sob gestão da Associação Ação Cultural.
Localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, em Cuiabá, o espaço é aberto para visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h.
Fonte: Governo MT – MT