Já estão disponíveis mais de 300 vagas, além de atividades inclusivas em todas as unidades do Grupo Pereira, reforçando a diversidade no ambiente de trabalho
O Grupo Pereira, sétimo maior grupo varejista do Brasil, reafirma seu compromisso com a inclusão ao promover, de 16 a 20 de setembro, a Semana da Pessoa com Deficiência. À frente de marcas como Fort Atacadista e Supermercados Comper, o Grupo atualmente emprega mais de 630 colaboradores com deficiência em suas regionais de Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
“A inclusão é um dos principais valores do Grupo Pereira, e a Semana da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade de reforçarmos nosso compromisso com a diversidade e a acessibilidade. Queremos criar um ambiente de trabalho onde cada colaborador, independentemente de suas limitações, se sinta valorizado e tenha oportunidades reais de desenvolvimento”, informa Adrileny Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.
Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, o Grupo Pereira disponibilizará mais de 300 vagas de emprego em diversas áreas, como operador de caixa, repositor, auxiliar administrativo e auxiliar de prevenção. Além das contratações, o evento contará com apresentações culturais em diversas regionais e palestras de sensibilização para líderes, destacando a valorização dos colaboradores PCDs nas 121 unidades do Grupo, entre 16 e 21 de setembro.
Com vagas sempre disponíveis para PCDs, que podem ser consultadas no link: https://grupopereira.pandape.infojobs.com.br/, o Grupo Pereira se contrapõe à realidade nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil vivem mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), apenas 1% dos postos de trabalho no país é ocupado por pessoas com alguma deficiência.
Desde o segundo semestre de 2023, o Grupo Pereira expandiu o Projeto Incluir, uma iniciativa pioneira em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial. Essa ação visa promover a inclusão de pessoas com deficiência em todo o Brasil, proporcionando suporte contínuo para sua adaptação no ambiente de trabalho.
Outra ação de destaque é o trabalho assistido, realizado em parceria com instituições de apoio, como a APAE. Durante o período de experiência, profissionais dessas instituições acompanham os colaboradores PCDs para facilitar sua integração e adaptação ao mercado de trabalho.
Em Mato Grosso, o auxiliar de estacionamento Ademilson Soares, na loja Fort Atacadista da FEB, em Várzea Grande, possui visão monocular, com deficiência visual total do olho direito. Ele conta que perdeu a visão total do olho direito em um acidente de trabalho, quando operava uma máquina no município de Sorriso, há mais de 30 anos. Sem conseguir a aposentadoria, continuou trabalhando em vários empregos, até conseguir uma colocação no Fort Atacadista.
“Foi um baque emocional muito grande perder a visão de um olho, fiquei muito abalado na época, mas precisei continuar firme. Para uma pessoa com deficiência, ingressar ou se manter no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Antes de trabalhar no Fort Atacadista, eu estava desempregado e um dia deixei o currículo na loja de Várzea Grande, mais próxima da minha casa. Quando fui chamado, fiquei muito feliz e me senti acolhido”, concluiu Ademilson.
Sobre o Grupo Pereira:
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com mais de 19 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.