Projeto têm objetivo de proporcionar a capacitação e garantia de renda por meio de uma mão de obra qualificada
O Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e sob gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), formou mais uma turma de 19 reeducandos da penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, no curso de construtor de alvenaria. Outros 80 alunos da penitenciária pública de Mirassol D’Oeste também se formaram em diversos cursos profissionais. A capacitação é feita em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Em todo o Estado, 16 turmas em presídios foram finalizadas, sete estão em andamento e mais 10 turmas serão iniciadas, totalizando 660 alunos.
De acordo com a primeira-dama Virginia Mendes, promover capacitação para todos os públicos, a fim de preencher as muitas demandas profissionais no Estado de Mato Grosso, é fundamental.
“Todas as semanas temos acesso as oportunidades de empregos oferecidos pelo SINE e por outros portais. Muitas vagas não são ocupadas porque os candidatos não estão habilitados, e o SER Família Capacita está à disposição da população. Fico feliz com os reeducandos que aproveitaram a oportunidade. Esse é um passo importante para uma nova perspectiva de vida. Parabéns a todos”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.
A secretária Cel. Grasi Paes Bugalho ressaltou que o SER Família Capacita foi pensado para dar oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade, para que possam voltar ao mercado de trabalho por meio da qualificação.
“Nós queremos dar os meios para que todos possam se capacitar e ter uma melhoria de vida. E isso inclui os reeducandos também. Então, dar a oportunidade de se qualificarem é muito importante para que lá fora, ao se reintegrarem à sociedade, eles possam trilhar novos caminhos. Nada como a educação e a qualificação profissional para que isso seja concretizado”, disse a secretária.
“Proporcionar aos reeducandos uma oportunidade de se qualificar e poder mudar de vida quando estiver em liberdade é muito gratificante. Estamos extremamente felizes por estarmos realizando essa certificação, que atende vários objetivos do programa que é a educação e o amadurecimento profissional, que podem gerar um empreendedorismo e também a oportunidade de um novo emprego, de uma mudança de vida”, completou a superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Santos.
De acordo com o diretor do Centro de Ressocialização da Penitenciária, Rayson Dias, os detentos ganham maiores oportunidades no mercado de trabalho e inserção na sociedade.
“Hoje qualificamos os reeducandos para utilizarem a mão de obra, dentro e futuramente fora da unidade, para que eles saiam qualificados e prontos para o mercado de trabalho. Essa ação do SER Família Capacita é fundamental, tanto pela questão social, onde eles saem qualificados com maiores oportunidades de emprego, quanto pela questão do trabalho interno, pois, enquanto cumpre à pena, o detento tem a oportunidade de colocar o conhecimento do curso em prática”, ressaltou o diretor.
Os cursos do Programa SER Família Capacita têm objetivo de proporcionar a capacitação e garantia de renda por meio de uma mão de obra qualificada.
Para o instrutor do Senai, do curso ministrado no Ahmenon, Milton Ferreira, é gratificante ver resultados das ações de todos que participam e colaboram para a conclusão das capacitações.
“Os cursos ofertados pelo programa são muito importantes no sistema prisional, onde aparece a identificação do aluno com a mão de obra ofertada. É uma aprendizagem essencial para eles, pois há, para eles, três mandamentos necessários dentro da prisão – educação, trabalho e família. Então, eles, se ressocializando nestes três pontos, saem prontos para o mercado de trabalho. Estamos felizes por concluir o curso com 100% de aproveitamento. Agradeço a todos os envolvidos nesta causa”, afirmou.
O Programa SER Família Capacita oferece cursos para quem deseja especialização, ou até mesmo mudar de vida, por meio de uma mão de obra mais qualificada.
É o caso de A. P. S., que teve a oportunidade de fazer o curso de construtor de alvenaria e estar qualificado para atender às demandas que oferece o mercado de trabalho profissional.
“Fico muito feliz pela oportunidade que nos foi dada aqui na unidade do Ahmenon. É muito gratificante hoje estar representando essa turma, que por meio desse curso, está se profissionalizando e nos dando a oportunidade de mudarmos de vida, de recomeçar. É gratificante estar alcançando isso por meio do conhecimento. Agradeço a Deus, às equipes do Senai, da Setasc, que nos deram essa oportunidade”, agradeceu.
Mirassol D’Oeste
Houve também a finalização de cursos do SER Família Capacita na penitenciária pública de Mirassol D’Oeste (a 295 km de Cuiabá). Ao todo, 80 alunos já foram formados nos cursos de pedreiro, assentador de cerâmica, almoxarife e elétrica predial.
Para o diretor da cadeia pública de Mirassol D’Oeste, Fabio Porangaba, a capacitação beneficia os detentos e promove uma ótima integração entre reeducandos e sociedade.
“O programa SER Família Capacita é muito valioso para os detentos adquirirem habilidades e conhecimentos que lhes permitam conquistar um emprego digno após o cumprimento de suas penas. Vejo como admirável o trabalho do Governo do Estado ao investir na formação e educação, promovendo uma sociedade mais igualitária, com oportunidades iguais no mercado de trabalho e garantindo uma melhor qualidade de vida às famílias mato-grossenses, para que ela não queira cometer crimes novamente”, concluiu.
A contribuição do SER Família Capacita, para os detentos da cadeia pública de Mirassol D’Oeste, é feita por meio de uma reinserção do cidadão no ambiente social, com a garantia de uma mão de obra qualificada, para este ingressar no mercado de trabalho e promover seu sustento derivado da sua qualificação.
Para além disso, há um projeto de parceria com o município, que integra Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) em trabalhos de diferentes instituições, em funções como reestruturação de equipamentos, construção, manutenções, entre outros.
Fonte: SETASC – MT