Hidroterapia aumenta mobilidade no idoso

A partir de um convênio com a faculdade Fasipe – um grupo de idosos do Abrigo do Bom Jesus realiza, semanalmente, atividades de hidroterapia.
Segundo informa o fisioterapeuta da equipe multidisciplinar do abrigo, Matheus Rocha Gracioli, a hidroterapia é um dos vários recursos fisioterapeuticos utilizados para reabilitação. Diferente da hidroginástica, acrescenta o fisioterapeuta do Abrigo, “utilizamos água aquecida e exercícios específicos para a fisioterapia.
Para os idosos é um recurso fundamental, pois a multiplicidade de sintomas como dor, fraqueza muscular, déficit de equilíbrio, obesidade, doenças articulares, desordens na marcha, dentre outros dificultam a realização de exercícios em solo por idosos, ao contrário dos exercícios realizados em meio aquático, onde há diminuição de sobrecarga articular, menor risco de queda e lesões”.
De acordos com o profissional que acompanha os idosos na hidroterapia, a flutuação possibilita o indivíduo realizar exercícios e movimentos que não podem ser realizados em solo.
Para a conselheira e presidente da Fundaçao  Abrigo do Bom Jesus, Márcia Ferreira, o convênio com a Faculdade Fasipe , renovado recentemente para mais um ano , permite oferecer a hidroterapia como mais uma modalidade terapêutica que diariamente é oferecido aos idosos do abrigo. “Com   o passar dos anos, é comum que a pessoa idosa encontre problemas para executar movimentos, principalmente devido ao sedentarismo e à perda de força muscular. Esse quadro aumenta os riscos de quedas e acidentes que podem afetar a saúde”, lembra Marcia Ferreira.