As altas temperaturas em Mato Grosso, que frequentemente ultrapassam os 40°C, têm levado grandes empresas a adotarem medidas para garantir o bem-estar e a saúde de seus funcionários. Uma dessas medidas é a criação de áreas de pausas climatizadas, onde os trabalhadores possam relaxar, recarregar as energias e ter momentos de tranquilidade durante o dia.
Em Várzea Grande, conhecida como a cidade industrial, a Marfrig é um exemplo de como a implementação de uma sala de pausa pode melhorar a qualidade de vida dos funcionários. O projeto foi pensando devido as altas temperaturas no Estado, a sala de pausa, foi criada com uma climatização adequada, garantindo um ambiente agradável em todas as estações do ano, proporcionando um refúgio do ritmo intenso de trabalho.
Uma das companhias líderes em produção de carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, a
Marfrig tem na unidade de Várzea Grande as operações de abate e desossa, industrializados e graxaria, e com quadro de 4 mil funcionários adotou essa prática.
Segundo o diretor da área de Saúde Ocupacional da Marfrig, Dr. Altamir Ferro, a criação da área de pausa foi uma resposta direta às queixas dos funcionários, por conta do calor excessivo no município. “Essa ação reafirma o compromisso que a Marfrig tem em cuidar da saúde dos seus colaboradores. A área de pausa’ não é apenas um espaço físico’, é um símbolo do valor que damos à qualidade de vida. É um lugar para recarregar as energias, socializar com os colegas de trabalho e desfrutar momentos de descanso longe das demandas”, disse.
A adoção da área de pausa tem mostrado impactos positivos não apenas na saúde dos funcionários, mas também na produtividade e no ambiente de trabalho. Funcionários mais descansados e saudáveis tendem a ser mais produtivos e menos propensos à faltas. É o que confirma o colaborador, Lauromil de Moura, 63 anos, operador de empilhadeira e, o funcionário mais antigo da Marfrig de Várzea Grande.
“Essa área de pausa, foi uma surpresa muito boa. A direção está de parabéns pelo espaço bonito e confortável. Isso mostra a preocupação da empresa com a nossa saúde e bem-estar”, contou Moura que trabalha há 43 anos na companhia.
Exemplos como o da Marfrig, servem de inspiração para outras empresas no Estado na medida em que reconhecem a importância do bem-estar dos seus funcionários. A idéia é que mais empresas, sigam o exemplo, e a implementação de áreas de pausas se torne uma prática comum, garantindo melhores condições de trabalho e saúde para todos.
Fonte: Estadão Mato Grosso