Iniciativa faz parte do programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis e beneficiará dez escolas, cada uma com R$38 mil em benfeitorias e mentorias pedagógicas
A oitava edição do Prêmio Crianças Mais Saudáveis 2024, iniciativa que visa valorizar as escolas públicas que incentivam e promovem hábitos saudáveis no ambiente escolar, acaba de anunciar os projetos vencedores. Foram inscritas mais de 800 propostas, 250 projetos foram para a semifinal e, entre as 25 finalistas, dez foram vencedoras. Os nomes das escolas e projetos vencedores estão disponíveis no site https://www.criancasmaissaudaveis.com.br/
Foram avaliadas propostas de escolas públicas de Ensino Fundamental de todo o Brasil e a seleção final levou em consideração aquelas que melhor promovem um ou mais dos Cinco Hábitos Saudáveis que são pilares do Prêmio criado pela Nestlé. São eles: alimentação nutritiva e variada, brincar ativamente, porcionar para comer melhor, beber mais água e curtir as refeições juntos.
O foco do reconhecimento é beneficiar crianças e adolescentes de diferentes realidades e suas comunidades escolares. Para o resultado, também foram avaliados os critérios de potencial de desenvolvimento de hábitos saudáveis, criatividade e envolvimento da comunidade escolar.
As escolas premiadas estão distribuídas entre os estados do Ceará, com a E.M. Santa Verônica de Araripe e o projeto “Afrobrincar no terreiro da escola”; Goiás com a E.M. Setor Norte Maravilha Professor Belim da cidade de Luziânia e a proposta “Crescer e brincar saudável: cultivando vida na escola”; Bahia pela Escola Cívico Militar Municipal Quinze de Novembro de Feira de Santana com o “ETE e Aquaponia: Promovendo Hábitos Saudáveis na Escola”; Piauí da E.M Luiz de Sousa Cavalcante em Piripiri pelo projeto “Saberes e Sabores”; a escola E.M.E.I.F. Magalhães Barata que fica em Santarém no Pará e o trabalho “Cultivando saúde na escola”; o Rio de Janeiro que tem duas instituições vencedoras, ambas em Barra Mansa, a CIEP 483 Ada Bogato de Barra com o “Estações da Saúde” e a E.M. Gelson Silvino, com o projeto “Engenheiros do Brincar”. O estado de São Paulo foi contemplado com a E.M.E.F Professor Alan Alves de Araújo da cidade de Tatuí e o programa “Nutrição e Bem-Estar: Cultivando Saúde na Escola”, já o Paraná tem duas escolas reconhecidas, uma de Curitiba, C.E.E.F.M. Profis Leôncio Correia com o “Cultivando Saberes e Hábitos Saudáveis” e a E.F.M.Dra. Zilda Arns Neumann C E de Guaratuba, pelo projeto “Capoeira alimento da terra – arte do brincar”.
O prêmio entregue às instituições de ensino vai acelerar a conclusão dos projetos vencedores; as mentorias já estão em andamento e, até o fim de 2024, todas as benfeitorias terão sido concluídas.
“O Nestlé por Crianças Mais Saudáveis é uma ferramenta importante no apoio ao desenvolvimento e estímulo de hábitos mais saudáveis. A participação das escolas é também fundamental para que as crianças tenham uma vivência e escolham seus alimentos de forma mais consciente e saudável. É um orgulho imenso fazer parte de um projeto como esse que, desde 2018, já alcançou mais de 55 mil crianças e 15 mil educadores, em mais de sete mil municípios do Brasil”, explica Gisele Pavin, Head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil.
Desde 1999, com o lançamento de Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, a Nestlé une forças com escolas, organizações comunitárias e profissionais de saúde, para apoiar pais e cuidadores em sua jornada na educação de crianças saudáveis. O compromisso de Nestlé por Crianças Mais Saudáveis é ajudar 50 milhões de crianças a terem vidas mais saudáveis até 2030 no mundo todo.
Sobre a Nestlé Brasil
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo.
Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.