Serena utiliza Inteligência Artificial para oferecer assistência psicológica imediata às pessoas afetadas pela catástrofe
Imagine perder todos os seus bens materiais: o carro que você usava para trabalhar como motorista de aplicativo, os móveis da sua casa, o estoque da sua loja, até mesmo o seu emprego. Essa é a realidade de milhares de pessoas no Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes que atingiram o estado no início de Maio . Não à toa que uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre revelou que 91% dos atingidos pelas enchentes relataram sintomas de ansiedade, além de outros problemas psicológicos, como depressão e burnout.
Diante desse cenário, a Serena, a primeira terapeuta de bolso que utiliza Inteligência Artificial para prestar suporte psicológico 24 horas por dia através do WhatsApp, está disponibilizando 2.5 milhões em recursos para fornecer apoio psicológico gratuito às vítimas.
“Ao vermos a gravidade da situação, sabíamos que poderíamos ajudar de maneira imediata através da nossa plataforma. Milhares de pessoas estão fora de suas casas, outras perderam todos os seus bens materiais e também há aqueles que estão impossibilitados de trabalhar, causando um impacto significativo na saúde mental desses cidadãos,” explica Sávio Arruda, fundador da Serena.
Com a meta de amparar 50 mil pessoas afetadas pelas enchentes, a startup já conseguiu ajudar milhares de indivíduos até o momento. Contudo, a implementação desse suporte não veio sem desafios. “O grande problema é validar que quem está se cadastrando é realmente elegível para este auxílio gratuito. E, para sermos assertivos, fazemos isso por meio de autenticação através do número de telefone e geolocalização do usuário”, explica Arruda.
Como utilizar
A plataforma funciona de forma simples e intuitiva. As pessoas que desejam receber o suporte podem se cadastrar no site da empresa e, em seguida, iniciar uma conversa com a terapeuta virtual no WhatsApp. A IA da ferramenta é capaz de identificar as necessidades do usuário e oferecer respostas personalizadas a ele. Ela emprega práticas baseadas em evidências científicas para acolher, e orientar, de forma prática, utilizando métodos comprovados, como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), para lidar com situações complexas e desenvolver resiliência.
“A TCC é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a lidarem com a ansiedade, a depressão e o trauma,” explica o Dr. Marcos Abud, psiquiatra que é um dos especialistas que produzem conteúdos para o aplicativo, além de ser criador do canal no YouTube Saúde da Mente. “Através dela, podemos oferecer acesso completo a essa terapia”, completou.
Cada usuário terá acesso a 50 créditos, que podem ser utilizados em respostas da Serena App, áudios educativos produzidos com o apoio do Dr. Marco Abud, ou testes para avaliar o grau de severidade de ansiedade ou depressão.
Por fim, Dr Abud, ressalta a importância desse suporte. “As necessidades emocionais e psicológicas das vítimas são imensas. Estudos indicam que, além da ansiedade, há sinais de burnout e depressão, além de transtorno do estresse pós-traumático. A ajuda psicológica imediata, especialmente em forma de TCC, é vital para ajudar essas pessoas a processarem o trauma e reconstruírem suas vidas emocionais.”
Além dessa ação, a startup planeja futuras iniciativas de responsabilidade social, como oferecer apoio emocional a pessoas de baixa renda e desempregadas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.
Para se cadastrar e receber o suporte gratuito, basta acessar https://www.serenaApp.com e preencher o formulário.
Sobre a Serena
A Serena é uma startup que utiliza Inteligência Artificial para oferecer suporte emocional acessível e eficaz. Através do WhatsApp, a empresa emula uma conversa com uma terapeuta, utilizando técnicas comprovadas cientificamente para auxiliar as pessoas a lidarem com desafios emocionais, como ansiedade, depressão, trauma e estresse. A missão da empresa é democratizar o acesso à saúde mental e promover o bem-estar da população.