Dia Nacional do Café destaca os benefícios e a importância econômica da bebida

Nas lojas do Fort Atacadista, os consumidores que amam café encontram uma variedade de opções

O café, queridinho na mesa dos brasileiros, não apenas é uma das bebidas mais apreciadas pela população, mas também é um produto de significativa relevância econômica para o país, figurando como um dos principais itens da pauta de exportação brasileira. Celebrado nesta sexta-feira, 24 de maio, o Dia Nacional do Café foi instituído em 2005 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) para homenagear a história e a cultura do café no Brasil. O país, sendo o maior produtor e exportador de café do mundo, tem nessa data uma ocasião especial para reconhecer a importância dessa bebida tão icônica em sua identidade cultural e econômica.

O café também é reconhecido por seus benefícios para a saúde. A nutricionista Rafaela Curcino, do Fort Atacadista Mato Grosso, esclarece que a bebida é rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, compostos bioativos com propriedades antioxidantes. Esses elementos auxiliam na neutralização dos radicais livres, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce, câncer, depressão e diabetes.

“O café contém cafeína, um composto que estimula o sistema nervoso central, proporcionando benefícios como o combate à depressão, melhora do humor e aumento da disposição física e mental”, ressalta a nutricionista, pontuando que a bebida deve ser consumida, assim como outros alimentos, com moderação.

Confira mais benefícios do café

Melhora do desempenho cognitivo: A presença de cafeína no café atua como um estimulante que pode potencializar a concentração, a atenção e a memória, além de reduzir a fadiga mental.

Aumento de energia: Muitos recorrem ao café para se manterem alertas e produtivos ao longo do dia.

Auxílio na queima de gordura: A cafeína pode aumentar a taxa metabólica e contribuir para a queima de gordura, sendo um aliado para quem busca perder peso, desde que consumido com moderação e sem adições calóricas.

Redução do risco de doenças cardíacas: Os antioxidantes presentes no café ajudam a proteger as células do corpo contra danos, o que pode contribuir para a saúde cardiovascular.

Alívio da prisão de ventre:
 A cafeína estimula a contração do estômago e intestino, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre.

Prevenção do envelhecimento precoce: Os antioxidantes presentes no café ajudam a proteger a pele contra os danos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Nas prateleiras das lojas do Fort Atacadista, os consumidores que amam café encontram uma variedade de opções. Desde os tradicionais e extrafortes até os aromatizados e especiais, há escolhas para todos os gostos. Além disso, há opções de cápsulas para máquinas, cafés solúveis e cappuccinos, todos disponíveis a preços econômicos.

Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão localizadas nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães. Em Várzea Grande, nas Avenidas da FEB e Júlio Campos.