Visão de inclusão: Fundação Dorina Nowill para Cegos capacita gratuitamente pessoas cegas e com baixa visão

Em 2023, a Fundação realizou mais de 20 mil atendimentos, incluindo serviços diretos aos clientes e orientações às famílias.

A  Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em habilitação e reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, tem se destacado nessa missão de habilitar e reabilitar pessoas, promovendo sua autonomia e independência em todas as fases da vida.

Por meio de programas abrangentes de reabilitação visual, a instituição oferece atendimentos individualizados e em grupo, desenvolvidos de acordo com demandas e particularidades de cada um, preservando e valorizando sua identidade e história. Desde bebês até idosos, são oferecidas, de forma gratuita e sem a necessidade de encaminhamento, intervenções especializadas para habilitar e reabilitar no desenvolvimento infantil, nas habilidades motoras, cognitivas, linguísticas e sociais, apoiar o desempenho e aprendizado de crianças e adolescentes cegos e com baixa visão, promover o desenvolvimento pessoal, resgatar e fortalecer a autoestima, autonomia e independência  de jovens, adultos e idosos.

Além disso, a Fundação realiza um importante trabalho junto às famílias, oferecendo orientações sobre a deficiência visual, fortalecendo vínculos e promovendo o papel protetivo da família e como primeiro núcleo de inclusão da pessoa com deficiência visual. Os atendimentos incluem diversas áreas, como Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Orientação e Mobilidade, Oftalmologia e Ortóptica. Ao chegar à Fundação, os clientes passam por uma avaliação inicial para identificar suas necessidades e expectativas e são encaminhados para os serviços adequados.

Durante a pandemia, a Fundação Dorina adaptou seus atendimentos para o formato remoto, expandindo sua atuação para outros estados do Brasil. Mesmo com o retorno dos serviços presenciais, o modelo híbrido foi mantido para garantir o acesso contínuo à reabilitação visual.

Como parte de seu compromisso com a inclusão, a Fundação Dorina desenvolve projetos de empregabilidade, capacitação profissional, livros em formatos acessíveis através da plataforma Dorinateca e parcerias para soluções de acessibilidade, promovendo a inclusão em todos os aspectos da vida. Com uma atuação em constante evolução e expansão, a instituição mantém vivo o legado de sua fundadora, proporcionando autonomia e independência para pessoas cegas e com baixa visão em todo o Brasil.

Para mais informações sobre os serviços da Fundação, basta acessar o site.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles habilitação e reabilitação e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.

Mais detalhes aqui no site.