Mães associadas destacam a importância de manter o equilíbrio entre a família e os negócios
O Dia das Mães se aproxima e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) presta homenagem às mães empreendedoras que gerenciam seus próprios negócios e enfrentam os desafios de criar os filhos, enquanto prosperam no mundo empresarial. Conversamos com cinco mães associadas, que gentilmente compartilharam suas experiências, sobre as lutas e os triunfos de conciliar a maternidade com o empreendedorismo.
Rafaella Castro, mãe de um filho autista, descreve uma jornada que é ao mesmo tempo desafiadora e gratificante. “Cuidar de um filho especial como o Caio é uma jornada desafiadora, mas gratificante. Entre terapias, médicos e crises, encontramos dias cheios de amor e evolução. Meu maior desafio é equilibrar suas necessidades com meus compromissos profissionais em um dia com 24 horas”, compartilha Rafaella. Ela ressalta o papel vital do apoio do esposo, da família e da organização para harmonizar os compromissos familiares e profissionais.
Já a analista jurídica da ACCuiabá, Najlla Proença, conta como é ser uma mãe que trabalha em período integral e poder contar com uma rede de apoio. “Sou muito abençoada por contar com uma rede de apoio tão próxima. Meus pais, meus irmãos e cunhados estão sempre presentes para oferecer esse apoio. Também são uma fonte de conforto e segurança para mim e para o meu filho, pois sei que posso confiar na minha mãe para ficar com meu filho enquanto estou no trabalho”, conta.
Segundo Rosinei Ferreira, que descobriu sua gravidez durante uma transição de carreira desafiadora, equilibrar maternidade e profissão trouxe muitos obstáculos, especialmente em meio a uma economia instável e a gestão de um novo negócio durante uma pandemia. “Priorizar minha família e saúde se tornou essencial. Encontrei equilíbrio por meio da organização, com respeito aos limites e busca de ajuda especializada. Meu conselho para as mães é que mantenham a calma, se organizem e acreditem em si mesmas, buscando apoio quando necessário”.
Luna Alencar recebeu a notícia da gravidez de gêmeas em meio ao processo de expansão de sua empresa. “Foi incrível descobrir que estava grávida, especialmente de gêmeas”, destacou. Em meio à ascensão da empresa, com planos ambiciosos de expansão pelo franchising, a pandemia e a notícia da gravidez mudaram as perspectivas de Luna. “Optamos por uma reestruturação, com foco no delivery e reposicionamento estratégico em uma única loja. Essa decisão permitiu que eu acompanhasse de perto o crescimento das minhas filhas, sem abrir mão do meu papel na empresa. Ser mãe me mostrou que sou capaz de muito mais do que imaginava”, ressaltou.
Enfrentar o desafio de administrar uma empresa sem uma rede de apoio após o nascimento do bebê foi o desafio enfrentado por Carla Lopes. “No momento, a divisão entre minha vida profissional e familiar é mínima, trabalho quando consigo”, desabafa. Para ela, as dificuldades em administrar o negócio, sem suporte para cuidar das crianças, são inúmeras. “Infelizmente, ainda não encontrei uma solução para superar essa situação. Estou continuamente em busca de maneiras mais eficazes de equilibrar essas responsabilidades”.
Essas cinco mães empreendedoras associadas da ACCuiabá representam a força, a resiliência e a determinação das mulheres que enfrentam os desafios diários de conciliar a maternidade com suas carreiras. Neste Dia das Mães, a ACCuiabá parabeniza todas as mães empreendedoras e reconhece essas mulheres inspiradoras que desempenham múltiplos papéis com graciosidade, determinação e uma força inabalável.