Palestra da advogada Adriana Belintani, especialista em saúde mental, ajuda as empresas na prevenção de questões que podem gerar processos trabalhistas
Transtornos mentais relacionados ao trabalho são a terceira maior causa de afastamento profissional. Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, plataforma que utiliza diversas bases de dados públicos do país, mostram que em 2021, mais de 13 mil brasileiros tiveram como motivos para a concessão de benefícios previdenciários acidentários causas mentais e comportamentais, bem como nervosas.
As empresas percebem no dia a dia esse movimento, seja por conta da ausência dos colaboradores ou dos processos trabalhistas que chegam, muitas vezes colocando a organização como uma das responsáveis pelo transtorno mental do funcionário.
A advogada Adriana Belintani, especialista em saúde mental, estuda o tema há mais de vinte anos e recentemente decidiu criar a palestra: “Melhore o ambiente de trabalho com inteligência emocional e prevenção ao assédio”.
“O objetivo é capacitar líderes e gestores a promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, além de evitar eventuais processos trabalhistas relacionados a transtornos mentais decorrentes do ambiente laboral”, explica a advogada.
Segundo a especialista, quando se fala em inteligência emocional, por exemplo, a ideia é orientar os líderes para que reconheçam e gerenciem as próprias emoções, bem como as de suas equipes. Assim como é essencial que os gestores saibam como prevenir o assédio moral e sexual.
“Por meio do fornecimento de conhecimento e estratégias eficazes, é possível identificar e prevenir comportamentos de assédio, assegurando um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo para todos os colaboradores”, afirma Belintani.
Durante a palestra, a especialista ainda demonstra que a construção de um ambiente de trabalho positivo, que priorize a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores, é benéfico para todos.
“Não só aumenta a produtividade, mas também reduz custos com litígios e absenteísmo, impactando positivamente a organização na totalidade’, lembra.
Com uma abordagem prática e embasada em evidências, a palestra da advogada tem oferecido às empresas ferramentas essenciais para aprimorar suas práticas de gestão de pessoas, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, inclusivo e produtivo.
Contato para agendamento de palestras:
Sobre Adriana Belintani– Advogada especialista em saúde mental com mais de 20 anos de atuação nas áreas trabalhista e previdenciária. Com escritório sediado em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, Belintani tem clientes em todo o Brasil e atende principalmente processos de trabalhadores que desenvolveram alguma doença referente à saúde mental por conta do trabalho, que tiveram algum acidente na empresa ou algum tipo de doença ocupacional. A profissional ainda atua fortemente na divulgação e no esclarecimento dos motivos que levam as pessoas a adoecerem no ambiente do trabalho.