Outono requer cuidado redobrado com a saúde: vinagre de maçã orgânico é aliado para o fortalecimento da imunidade

Estudos atestam suas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e um componente que reduz os efeitos da histamina, substância associada aos sintomas de inflamação e alergia A mudança de estação traz...

Estudos atestam suas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e um componente que reduz os efeitos da histamina, substância associada aos sintomas de inflamação e alergia

A mudança de estação traz consequências para a saúde. O clima seco e a baixa umidade relativa do ar característicos do outono, aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares. O momento, recomendam especialistas, é de incluir na dieta alimentos “estratégicos”, que ajudem a fortalecer o sistema imunológico.

A lista de alimentos nutritivos que auxiliam a melhorar a imunidade do organismo é extensa. Grãos, legumes, vegetais verde-escuros, peixes, ovos, castanhas se destacam neste grupo. Entre as frutas, uma merece menção especial: a maçã.

Rica em vitamina K e potássio, a maçã favorece o sistema imunológico. A fruta também possui fibra solúvel (pectina), que ajuda no controle glicêmico, auxilia na digestão, previne constipação, mantém os níveis de colesterol estáveis, aumenta a saciedade e contribui para a perda de peso.

Da mesma forma que a fruta in natura, o vinagre de maçã orgânico entra na relação de alimentos “estratégicos” para melhorar a imunidade nesta mudança de estação. São muitas as dissertações sobre os usos medicinais do vinagre. E mais especificamente sobre o vinagre de maçã orgânico pelas propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana.

Algumas dessas dissertações indicam a presença de antioxidantes, como a catequina, na composição do vinagre de maçã orgânico. Outro componente é a quercetina, que além da ação antioxidante melhora a imunidade e ajuda a reduzir os efeitos da histamina, substância associada aos sintomas de inflamação e alergia.

Os antioxidantes presentes no vinagre de maçã combatem os chamados radicais livres. Quando produzidos em excesso pelo organismo, os radicais livres causam danos celulares, propiciando o aparecimento de várias doenças crônicas e degenerativas, incluindo o câncer. O estresse oxidativo também está intimamente ligado ao processo de envelhecimento.

Especialista em vinagres, Rodrigo Margoni associa a preocupação com a alimentação consciente ao aumento exponencial do consumo do produto. “O poder nutricional do vinagre de maçã orgânico, com seus benefícios múltiplos, tem influenciado uma forma mais saudável de viver”, observa. “Este fato acaba por gerar uma procura cada vez maior pelo vinagre de maçã natural e o orgânico.”

Como sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Margoni destaca a preocupação e os investimentos em qualidade. “O Vinagre de Maçã Almaromi que produzimos é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização”, explica. “O ingrediente faz diferença no sabor dos pratos e, seja no outono ou em outra estação, traz ganhos para a imunidade do organismo e a manutenção da boa saúde”, conclui.