Como a meditação pode transformar sua rotina noturna e potencializar o relaxamento

Priscila Gontijo, nutricionista da Puravida, comenta sobre os benefícios da prática e como algumas bebidas e suplementos podem potencializar a ação A busca por alternativas naturais para melhorar...

Priscila Gontijo, nutricionista da Puravida, comenta sobre os benefícios da prática e como algumas bebidas e suplementos podem potencializar a ação

A busca por alternativas naturais para melhorar a qualidade do sono tem crescido significativamente entre os brasileiros, especialmente em um contexto marcado por rotinas intensas e estressantes. Nesse cenário, a meditação surge como uma poderosa ferramenta de relaxamento, capaz de auxiliar significativamente na conquista de uma noite de descanso reparador. A prática, reconhecida por seus benefícios à saúde mental e física, tem sido cada vez mais adotada como estratégia para combater a insônia e outros distúrbios do sono.

“A meditação se apresenta como um procedimento focado na atenção não analítica, promovendo alterações favoráveis no humor e no desempenho cognitivo. Essa prática de autorregulação do corpo e da mente, ao ser incorporada à rotina noturna, pode reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade, criando um ambiente propício para o sono. Além disso, ela pode influenciar positivamente o sistema nervoso central e autônomo, reduzindo a frequência respiratória, o consumo de oxigênio e promovendo um estado de relaxamento profundo”, explica Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida.

Para aqueles que desejam incorporar a prática em sua rotina noturna, seguem algumas dicas práticas:

  • Encontre um local tranquilo: escolha um espaço calmo e livre de interrupções para sua prática de meditação. Um ambiente sereno é fundamental para facilitar o estado de relaxamento.
  • Desligue as notificações do celular: para evitar distrações durante a meditação, é recomendável desativar as notificações do celular ou qualquer dispositivo eletrônico que possa interromper esse momento de tranquilidade.
  • Opte por uma posição confortável: escolha uma posição que seja confortável para você, seja sentado ou deitado. O importante é que seu corpo esteja relaxado e sua postura favoreça a concentração.
  • Use aplicativos de meditação guiada: para iniciantes, aplicativos de meditação guiada podem ser uma ótima ferramenta para aprender as técnicas de respiração, postura e foco mental necessárias para a prática eficaz.
  • Persista na prática: se a meditação não parecer eficaz nas primeiras tentativas, não desista. A prática e a experimentação com diferentes técnicas e horários podem levar à melhor abordagem para você.

A nutricionista da Puravida também enfatiza que além da meditação, criar uma rotina de sono pode otimizar a colheita dos benefícios. “A incorporação de chás naturais, como camomila, valeriana, maracujá, lavanda, além de alguns suplementos pode ser extremamente benéfica.

Além dessas bebidas, o uso de melatonina pode ajudar a regularizar o sono. A suplementação é liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – sem a necessidade de prescrição médica – desde outubro de 2021.

O produto pode ser consumido por adultos com mais de 19 anos que enfrentam problemas na hora de dormir, por idosos e por quem viaja e sofre com jet lag – o impacto no relógio biológico causado pela mudança de fuso horário.

“A melatonina deve ser ingerida à noite, antes de dormir. A dosagem liberada pela ANVISA sem a necessidade de prescrição médica é de, no máximo, 0,21 miligramas por dia. Doses mais altas precisam ser prescritas por especialistas”, explica a nutricionista da Puravida.

Embora seja raro, a melatonina pode causar alguns efeitos colaterais como sonolência excessiva durante o dia, dor de cabeça, dificuldade de concentração e fadiga.  Mas isso, é claro, pode variar de pessoa para pessoa”, diz Priscila

O suplemento não é indicado para mulheres grávidas e que estão amamentando.

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.