Dono de sorveteria amplia negócio com apoio de crédito da Desenvolve MT e gera empregos

João Vitor Mendes deixou de contar só com mão de obra familiar e contratou duas funcionárias, sendo que uma delas estava desempregada há um ano Com apoio do...

João Vitor Mendes deixou de contar só com mão de obra familiar e contratou duas funcionárias, sendo que uma delas estava desempregada há um ano

Com apoio do Governo de Mato Grosso, João Vitor Mendes está conseguindo ampliar sua sorveteria, a Vila do Sorvete, no Bairro Cidade Alta, em Cuiabá, e o negócio que antes contava somente com mão de obra familiar já possui funcionários. A expansão foi possível após o proprietário acessar as linhas de crédito da Desenvolve MT para investir no estabelecimento.

Uma das duas funcionárias contratadas é Irani Martins, que é mãe de quatro filhos e estava há um ano desempregada.

“É bom demais trabalhar de carteira assinada. A gente tem uma garantia, sabe que pode comprar alguma coisa e que vai ter dinheiro para pagar”, afirmou Irani, que é atendente na sorveteria.

De olho na expansão dos negócios, João Vitor contou que já planeja contratar uma terceira pessoa para ajudar nas atividades.

“Comecei sozinho, trabalhando com a família, e, graças ao projeto do Governo do Estado, já tenho funcionárias, com previsão de contratar mais uma nos próximos meses”, contou o empresário, que é um dos mais de 2.670 pequenos empresários beneficiados com os financiamentos. O valor em créditos liberados em 2023 passou de R$ 31,9 milhões.

Os empregos gerados na sorveteria de João Vitor fazem parte das estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que colocam Mato Grosso como 2º Estado do país que mais gerou empregos com carteira assinada em 2023.

Foram 40.726 novos postos de trabalho no ano passado, impulsionados pelos programas de incentivo ao desenvolvimento econômico do Estado e realização de obras de infraestrutura.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, afirmou que Mato Grosso é o Estado que mais investe em obras públicas no Brasil. “Passou de 15% e já estamos em quase 20% em 2023 de investimentos da sua Receita Corrente Líquida. Já são quase 4 mil km de asfalto, seis hospitais regionais sendo construídos, escolas, e tudo isso demanda um volume de mão de obra muito grande”, explicou.

Cícero Panã de Souza passou meses desempregado e agora está trabalhando como armador em uma obra do Governo do Estado, em Cuiabá.

“Só tenho a agradecer a Deus, em primeiro lugar, e as obras do Estado que eu consegui uma vaga, o salário é bom e a família fica contente porque a gente está empregado”, disse.

Linhas de crédito disponíveis

A Desenvolve MT oferece quatro linhas de crédito com 10 modalidades para atender o empreendedor mato-grossense. Sendo elas:

Desenvolve Empresarial possui duas modalidades: Invest Mix e Invest Financiamento. O Invest Mix tem objetivo de financiar projetos de investimento associado a capital de giro e a modalidade Invest Financiamento de projetos de investimento que envolvam ampliação e modernização de empreendimentos dos setores de indústria, comércio e serviços.

O valor financiado na linha é de até R$ 1,5 milhão, Com prazo para pagamento  de até 120 meses com taxas de juros de até 1,20 ao mês com bônus de adimplência de 30% para pagamento em dia.

Desenvolve Empreendedor tem duas modalidades Mulher e Jovem Empreendedor. Crédito facilitado para estimular o empreendedorismo. Disponível para mulheres de todas as idades e jovens entre 18 a 29 anos que esteja começando um negócio. O valor a ser financiado é de até 15 mil, com taxa de juros de 0,37% ao mês.

Desenvolve Transporte disponibiliza crédito para aquisição de motocicletas, veículos, táxi, vans, micro-ônibus e financiamento de kit conversor de Gás Natural – GNV.  Modalidades: Motocicleta, Veículos, Táxi e Kit Gás.

Desenvolve Turismo: Crédito para quem estimula o empreendedorismo em Mato Grosso. Financiamento de obra civil, máquinas e equipamentos e bens vinculados a projetos que envolvam implantação/ ampliação/ modernização com capital de giro associado. E também financiamento de veículos para empresas do trade turístico. Modalidades: Turismo Empresarial e Turismo Transporte.

As linhas de crédito da Desenvolve MT são destinadas para MEI e Micro e Pequena Empresa. O crédito a  partir de 15 mil até 1,5 milhão, depende linha de crédito escolhida e porte da empresa. Prazo de pagamento até 120 meses, prazo de carência de até 24 meses e taxa de juros a partir de 0,37% ao mês. Todas as linhas de crédito possuem bônus de adimplência de 30% para pagamento em dia.