Circuito Folia Cuiabá oferece programação gratuita e diversificada para variados públicos

Festa é realizada pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá, com apoio do Governo de MT De sexta (09.02) até terça-feira (13.02), diferentes...

Festa é realizada pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá, com apoio do Governo de MT

De sexta (09.02) até terça-feira (13.02), diferentes públicos poderão curtir a festa carnavalesca realizada pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá. Com apoio do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o Circuito Folia Cuiabá dispõe de uma ampla e diversa programação gratuita. Confira:

Bloquinho dos Estudantes: em seu primeiro ano de atuação, o bloco busca fazer a interação da juventude e debater o acesso à cidade. Com variados ritmos, a agenda tem início nesta sexta-feira (09.02) e segue até o domingo (11.02), na UFMT e na avenida Mato Grosso.

Carnaval da Casa das Pretas e da Casa do Centro: localizadas na Praça da Mandioca, no Centro Histórico da capital, as instituições celebram manifestações tradicionais da cultura popular, de sexta-feira (09.02) a terça-feira (13.02).  No sábado (10.02) e na segunda-feira (12.02), os Bloquinhos Independentes finalizam os percursos no mesmo espaço.

Carnaval da Central: no evento marcado pela diversidade terão mais de 30 atrações que contemplam ritmos do Carnaval, rap e música eletrônica. Organizado conjuntamente pela Sumac Records, Oddly e Mandinga Bar, o Carnaval da Central acontece na Orla do Porto II, em Cuiabá, de sábado (10.02) até terça-feira(13.02).

Carnaball: organizado pelo movimento Ballroom, o evento conta com atividades que exaltam a existência da população LGBTQIAPN+, com premiações de alegorias e performances. A segunda edição do Carnaball ocorre no domingo (11.02) dentro do Carnaval da Central, na Orla do Porto II.

Baile da Calorosa: a rua 1 do Boa Esperança vai fechar em frente ao Rebu Bar no domingo (11.02), a partir das 17h, com muito axé, swingueira, brega, hits de Carnaval e produções autorais. O Baile começa com a banda Calorosa, que traz também expressões da música mato-grossense, como o lambadão.

Bloco Bode Bonito: o bloco carnavelesco faz a folia na Praça Popular, em Cuiabá, na segunda (12.02), a partir das 15h, e conta com atrações artísticas que unem sambas de enredo e de exaltação. A entrada é solidária para quem quiser contribuir com duas caixas de leite ou dois quilos de alimentos, que serão doados para a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC).

Desfiles dos blocos e escolas de samba: reunindo cerca de três mil desfilantes, a festividade será realizada na terça-feira (13.02), a partir das 19h, na Orla do Porto II. Arquibancadas serão montadas no local para que o público assista o desfile oficial, que contará com a participação das escolas de samba Payaguás e Império de Angola, e dos blocos Tradição do Araés, Unidos do Araés, Império de Casa Nova, Boca Suja, Explosão Cuiabá, Luxo Folia, Duque Folia, Povo Feio e Melados.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o carnaval é uma das manifestações culturais mais celebradas no Brasil que traz muitos benefícios socioeconômicos.

“A estimativa é de um retorno para a sociedade de três ou quatro vezes o valor investido no Carnaval.  Além do aspecto de cultura e lazer para a população, estima-se um potencial impacto socioeconômico, que impulsiona uma cadeia produtiva, com contratação de mão de obra local, maior movimentação do comércio e valorização de nossos artistas”, conclui Jan.