Rei Momo e Rainha da Corte Carnavalesca são escolhidos durante abertura da Folia Cuiabana 2024

A tão esperada escolha do Rei Momo e Rainha da Corte Carnavalesca ocorreu neste domingo (4) na Praça  8 de Abril em Cuiabá, durante a abertura da Folia...

A tão esperada escolha do Rei Momo e Rainha da Corte Carnavalesca ocorreu neste domingo (4) na Praça  8 de Abril em Cuiabá, durante a abertura da Folia Cuiabana 2024. O evento reuniu cerca de cinco mil pessoas e contou com praça de alimentação e shows nacionais.

A escolha entre seis reis e rainhas exigiu muita atenção e critérios dos dez jurados escolhidos para fazerem parte da banca avaliadora. Desses jurados, cinco fazem parte do Poder Público e cinco da sociedade civil. Entre os itens avaliadores, estavam postura, adereços, simpatia, harmonia e samba no pé.

A disputa foi acirrada, e ao final da noite, o prêmio tão merecido foi entregue. Izzy Lima foi coroada como Rainha da Corte Carnavalesca, e Ygor Santos levou o título de Rei Momo do Carnaval de Cuiabá 2024.

Izzy, com 44 anos, é professora de capoeira e sambista com um talento inigualável, visitou mais de três continentes através do samba brasileiro, eleita por 6 anos consecutivos Rainha da Corte Carnavalesca em Cuiabá, e começou a dar os primeiros passos na dança aos 4 anos de idade. “Eu agradeço aos jurados, a população que esteve presente prestigiando e aqueles que torcem por mim. Esse título é muito importante, agradeço imensamente à Prefeitura de Cuiabá por nos dar a oportunidade de mostrarmos a cultura do Carnaval para os cuiabanos, desde bem nova eu estou nesse meio, e é muito bom ver a sua cidade natal incentivando essa festa tão única e linda”, disse Izzy.

Estudante de atuação, assistente social e sambista desde criança, Ygor conquistou um público animado que vibrou muito no momento do anúncio da premiação. O sambista levou mais de uma semana para montar cada fantasia usada no concurso e incontáveis dias treinando o samba no pé. “Demoramos mais de uma semana só para montar as roupas, e perdi as contas de quanto tempo fiquei planejando essas vestimentas e praticando meu samba. Agradeço a todos que torceram por mim, a Secretaria de Cultura por essa festa linda e gratuita, o sentimento é de dever cumprido, agora vamos honrar esse título tão importante”, frisou o sambista.

Os candidatos também responderam perguntas sobre o Carnaval e a economia cuiabana. E a resposta foi unânime: o Carnaval contribui diretamente para o fomento do comércio de Cuiabá.

Fato que todos que estavam presentes poderiam comprovar: além de palco da folia, a praça 8 de Abril também recebeu diversos comerciantes, como foi o caso da senhora Terezinha Lourdes, que levou sua carrocinha de pipoca para o evento. “É importante para nós que vendemos comida, principalmente os vendedores ambulantes, termos esse apoio para fazermos um dinheiro extra, a festa está muito bonita, agradecemos a Prefeitura por nos proporcionar isso”, disse a vendedora, enquanto preparava uma porção de pipoca com bacon, que perfumava todo o ambiente.

Programação

Na Praça 08 de Abril, a folia acontece de 10 a 13 de fevereiro (sábado, domingo e segunda-feira), a partir das 18h. Na Praça da Mandioca, recebe o Carnaval na sexta-feira, dia 09, no mesmo horário. Ao contrário do ano anterior, a população terá cinco dias de celebração na Praça da Mandioca. Os bairros Pedra 90, Parque Cuiabá e a Avenida Mato Grosso também receberão a alegria do Carnaval de forma gratuita. A programação completa será divulgada ao longo da semana.