Mais de 21 mil colaboradores da Arcos Dorados receberam letramento racial em 2023

Com a iniciativa, companhia reforça seu compromisso com o respeito às individualidades, o desenvolvimento de todas as pessoas e a inclusão A Arcos Dorados, franquia que opera a...

Com a iniciativa, companhia reforça seu compromisso com o respeito às individualidades, o desenvolvimento de todas as pessoas e a inclusão

A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, celebra o encerramento de mais um ano marcado por muitos avanços importantes em prol da equidade racial.  Comprometida em impactar positivamente as comunidades onde está presente, foi a empresa que mais certificou colaboradores em letramento racial promovido pelo MOVER, Movimento pela Equidade Racial, conscientizando mais de 21 mil funcionários em relação a jornada antirracista e 5.470 lideranças, por meio do Desafio MOVER.

Atualmente, no Brasil, 63% dos colaboradores da companhia se declaram como pretos ou pardos, 37% são mulheres e 38% são do quadro de liderança. Como reflexo das ações de Diversidade e Inclusão, pauta prioritária para a Arcos Dorados, cerca de 10 mil pessoas negras foram contratadas em 2023, representando 65% das admissões. Além disso, mais de três mil pessoas negras foram promovidas, totalizando 63% das promoções gerais. Fazendo um recorte para os cargos de liderança, 51% das promoções também foram conquistadas por pessoas negras. Dados como esses são resultado do compromisso da companhia em proporcionar um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e respeitoso, com políticas e iniciativas que permitam que seus colaboradores tenham pleno acesso a oportunidades e sejam quem realmente são.

Iniciativas

Para obter esses avanços, ao longo dos últimos anos, a Arcos Dorados intensificou suas ações de Diversidade & Inclusão, pilar que está ancorado em uma consistente estratégia socioambiental, chamada Receita do Futuro, que conta frentes de atuação que contribuem para impactar positivamente a sociedade e o planeta. Quando se trata da pauta racial especificamente, desde 2021 o comprometimento da companhia está espelhado na parceria com o MOVER que, junto a 48 outras empresas, tem o objetivo de gerar 10 mil novas posições para pessoas negras em cargos de liderança até 2030 e oportunidade para 3 milhões de pessoas negras.

Uma série de ações também relacionadas ao eixo racial foram realizadas, como treinamentos e letramentos que contribuem para o desenvolvimento da consciência racial, impactando milhares de pessoas. Ao longo do ano, foram realizadas sessões do Webinar Diversidade e Respeito, com a participação de mais de 41 mil colaboradores, treinamentos de Prevenção à Violência, Vieses Inconscientes e Lugar de Trabalho Seguro, Respeitoso e Inclusivo, capacitação da liderança em relação ao papel e responsabilidade da gestão no processo de inclusão. Além disso, cerca de 200 colaboradores declarados negros receberam bolsas de estudos de um ano de inglês, mais de 350 pessoas negras foram contempladas com bolsas de estudos para o preparatório do Encceja, em parceria com a Descomplica, e cerca de 400 lideranças negras também estão participando do programa de desenvolvimento “Líder do Desenvolvimento”, em uma parceria com a escola de ensino superior Insper.

Ainda neste contexto, a companhia realizou na última semana de novembro, em São Paulo, a 2ª edição do Fórum Inclusão em Foco, com o objetivo de debater, entre diversos aspectos, a empregabilidade de profissionais negros, o racismo e comportamentos sociais, além da geração de oportunidades. A iniciativa, totalmente gratuita e aberta a toda a sociedade, contou com a presença de especialistas, jornalistas, profissionais do mercado de trabalho, além de criadores de conteúdo, atrizes e colaboradores do McDonald’s. Essa ação, além de ser um grande momento de letramento para os participantes, promove um momento para uma conversa sincera, aberta e construtiva na busca de um mercado de trabalho mais inclusivo para todas as pessoas.

Como uma grande chancela de seu compromisso, agora em dezembro, a Arcos recebeu o Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador, concedido pela Prefeitura de Salvador, tendo suas ações em prol da equidade racial reconhecidas na capital baiana.

Todas as iniciativas ocorrem alinhadas à política de tolerância zero, que foi desenvolvida pela Arcos Dorados como uma formalização ao repúdio às condutas discriminatórias, racistas, homofóbicas e de qualquer outra natureza preconceituosa. Todos os colaboradores assinam e se comprometem com o que está previsto nessa política.

Com assessoria