Reunião define últimos preparativos para a escolha do Rei Momo e Rainha para a Folia Cuiabana 2024

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá realizou na tarde desta terça-feira (30) uma reunião com os dez candidatos finalistas a Rei Momo e Rainha...

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá realizou na tarde desta terça-feira (30) uma reunião com os dez candidatos finalistas a Rei Momo e Rainha da Folia Cuiabana 2024, que receberão as faixas e coroas do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro no domingo, dia 4 de fevereiro, a partir das 18h, na Praça Oito de Abril. O lançamento da programação contará com apresentação da banda Cheiro de Amor.

Partindo da premissa de que a realeza da folia é a representação do município na cultura carnavalesca, a organização fez os últimos ajustes com os concorrentes para sanar dúvidas e deixar tudo bem claro para que todos os dias da festa sejam realizados com sucesso.

Dentre os assuntos da pauta, foram ressaltados os quesitos avaliados para a escolha do Rei Momo e da Rainha; como os candidatos devem se preparar; o figurino adequado, tendo em vista que Cuiabá tem um clima muito quente. “Fizemos uma reunião preparatória para que todos os candidatos sanassem dúvidas e ficassem bem informados e preparados para a festa”, disse o secretário-adjunto de cultura, Justino Astrevo ao enfatizar que o samba nos pés e a expressão do corpo e do coração continuam sendo os principais precedentes para a conquista dos títulos. “A simpatia e a empatia também continuam sendo fundamentais, afinal de contas, os eleitos vão lidar com o público, devem ter uma comunicação leve, tranquila e alegre”, assinalou Justino.

A candidata Yngridy Niara de Almeida, 37 anos, segurança privada, é uma daquelas passistas que cresceu no meio carnavalesco, disse que não tem como se falar em Carnaval se não se pensar em samba nos pés. Sendo assim, ela avalia que todos os candidatos estão preparados, todos sambam muito bem. “Vai ser um concurso difícil, acho que o que vai fazer a diferença entre os candidatos é a comunicação e a simpatia com as pessoas, pois o júri avalia todo um conjunto de requisitos e não apenas o samba”, declarou. Para Yngridy, uma folia boa tem que ter alegria, amor e, acima de tudo, respeito. “Se você respeitar o espaço, o lugar e o ambiente do outro, você irá com certeza ser feliz e ajudar a festa ser mais gostosa. Respeito é fundamental em qualquer situação”, disse a candidata.

A Praça da Mandioca, um dos locais mais tradicionais de Cuiabá, terá destaque ao abrir os cinco dias de festa em 9 de fevereiro, a partir das 18h. Diferentemente do ano anterior, a população poderá desfrutar dos cinco dias de festa na Praça da Mandioca, não apenas no primeiro dia.

A diversidade da festa foi planejada para atender aos mais variados gostos, incluindo samba, pagode, rock, música eletrônica e Hip Hop, além de uma programação especial para crianças. Como já citamos, a Praça Oito de Abril será o ponto principal de celebração. A Avenida Mato Grosso também vai ‘ferver’, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, com grandes atrações musicais, trio elétrico e bandas regionais animando a população que aparecer por lá.

O secretário de Cultura, Aluízio Leite, ressaltou a importância do Carnaval descentralizado e do apoio da Prefeitura para levar as festas aos bairros, como CPA, Pedra 90, Parque Cuiabá, entre outros, demonstrando interesse e preocupação com a cultura, entretenimento e bem-estar da população cuiabana. “A gestão Emanuel Pinheiro visa oferecer, mais um ano, uma grande folia de momo, com entrada franca e uma diversificada oferta de música para atender aos diferentes públicos, relembrando os carnavais de antigamente”, finalizou.