A equipe do filme “Dezesseis – Dores reais de um universo invisível” está animada com a exibição de cenas da produção mato-grossense no programa Caldeirão do Mion deste sábado (20). A protagonista Ana Rita Cerqueira participa de quadro especial, comentando sobre sua participação no projeto que mergulha nas complexidades da adolescência, com enfoque na saúde mental.
O produtor executivo do curta-metragem, Luiz Valotta destaca que a importância do cinema para a discussão de temas urgentes à sociedade. “Estamos no mês Janeiro Branco, dedicado a alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção. E agora, nosso filme soma ao debate”.
O filme que no elenco tem ainda outros nomes de relevância no cinema nacional, como Sérgio Marone e Bia Arantes, conta a história de Clara (Ana Rita), uma adolescente que perdeu sua mãe cedo e cresceu envolvida em vários conflitos pessoais, além de sofrer bullying por ser introvertida e não encontrar um lugar de escuta em sua família.
A solidão é agravada com a morte precoce de sua única e melhor amiga, Cristina. Em meio a tudo isso, Clara conhece uma nova aluna de sua sala, mas essa amizade enfrentará dificuldades para existir.
“Temos que agradecer especialmente a Ana Rita por essa oportunidade de repercutir uma produção de Lucas do Rio Verde no cenário nacional. Seu talento e apoio é essencial para o sucesso e visibilidade do projeto”, diz Luiz.
“A participação no Caldeirão do Mion é um testemunho do potencial artístico e criativo que prospera fora dos grandes centros urbanos. Esta oportunidade de destaque nacional no Caldeirão do Mion representa um marco significativo para a produtora, evidenciando que grandes produções e narrativas impactantes podem surgir fora dos grandes centros”. E segundo ele, já é possível até sonhar em estender a produção, tornando-a um longa-metragem.
O curta-metragem teve apoio de empresas como Agrobaggio, Martinelo, Delmoro Supermercados, Fiagril, Araguaia Agrícola e BDR Estruturas Pré-fabricadas.
A produtora
Luiz Valotta está à frente da Focus Film, que neste projeto, além de garantir um elenco de peso, levou a Lucas do Rio Verde, profissionais gabaritados do cinema mato-grossense para a concretização de “Dezesseis”.
Outro marco significativo da produtora em 2023, conta ele, foi sua participação no Rio Market 2023. “Chamamos a atenção de grandes distribuidoras nacionais, que manifestaram interesse em nossos produtos. Isso abriu portas para que a empresa expandisse seu alcance no mercado de distribuição. Assim, a história da Focus Film tem potência para se tornar player importante da indústria cinematográfica nacional”.
A Focus Film é uma empresa que começou no cenário desafiador da pandemia, em 2020, quando o grupo de artistas de teatro do Cia Cena 1 passou a diversificar suas atividades, investindo também no audiovisual. A primeira produção foi o média-metragem “Oi Alice”, lançado em 2021. O filme “Dezesseis”, veio na sequência. “Então, não tem como não celebrar esse momento. É a primeira vez na história que uma produtora cinematográfica de Lucas do Rio Verde, terá esse destaque especial em uma grande emissora”.